28.03.2014

MPSC participa da 1ª Mostra do Sistema Prisional

O Promotor de Justiça do MPSC, Onofre José Carvalho Agostini, participou do seminário "O Sistema Prisional e a Geração de Trabalho e Renda" de 26 a 28 de março.

O Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Onofre José Carvalho Agostini, Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, participou do seminário "O Sistema Prisional e a Geração de Trabalho e Renda". O seminário deu início aos debates da 1ª Mostra Laboral do Sistema Prisional de Santa Catarina, na qual foram expostos trabalhos realizados pelos detentos das unidades prisionais do Estado. A mostra aconteceu no Espaço Lindolf Bell do Centro Integrado de Cultura (CIC), de 26 a 28 de março.

O intuito do evento é debater temas de ressocialização e políticas de trabalho nas penitenciárias. O Promotor de Justiça Onofre Agostini explanou sobre o novo sistema prisional baseado em penitenciárias modelos que já funcionam no Brasil. Também ressaltou o papel fundamental da Central de Penas e Medidas Alternativas, que fomenta diferentes atividades para a ressocialização do preso com a sociedade e sobre o convênio entre o MPSC, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Secretaria do Estado de Justiça e Cidadania para a operacionalização das centrais.

Além disso, o Promotor de Justiça falou sobre a importância das parcerias entre o Estado, as empresas e organizações para o incentivo à ressocialização dos detentos custodiados no sistema prisional do Estado. Os trabalhos expostos na mostra são realizados através de uma parceria com empresas e organizações que oferecem vagas de emprego e oportunidade de ressocialização aos reeducandos dos presídios catarinenses.

Participaram também do seminário a Secretária de Estado de Justiça e Cidadania, Ada Lili Faraco de Luca; a Coordenadora-Geral de Reintegração Social e Ensino do Departamento Penitenciário Nacional, Mara Fregapani Barreto; o Juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de Itajaí, Pedro Walicoski Carvalho; o Diretor Industrial da Empresa Irmãos Fischer, Norival Fischer; o Sócio-proprietário da Empresa Nauticar, Daniel Lopes da Rosa, e o Sócio-proprietário das Lojas Berlanda, Nilson Berlanda.

A mostra foi organizada pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) e pelo Departamento de Administração Prisional (Deap).

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC