11.08.2015

MPSC apresenta o FRBL a gestores municipais de convênios da região da Grande Florianópolis

A fim de democratizar a utilização dos recursos do fundo, o MPSC apresentou o funcionamento do FRBL a gestores municipais de convênios da região da Grande Florianópolis.

O Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) é um fundo estadual que financia projetos que previnem ou recuperam danos sofridos pela coletividade. Seus recursos são provenientes especialmente de condenações, multas e acordos judiciais e extrajudiciais decorrentes de danos causados à sociedade em áreas como meio ambiente, consumidor e patrimônio histórico. O FRBL é administrado por um Conselho Gestor composto por representantes de órgãos públicos estaduais e entidades civis.

A Assessora Jurídico-Administrativo da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotora de Justiça Cristine Angulski da Luz, e a Gerente de Acompanhamento dos Fundos Especiais do MPSC, Keli Soares de Anhaia, apresentaram o funcionamento do fundo a gestores municipais de convênios da Grande Florianópolis, na tarde da última quarta-feira (5/8), na Capital.


Saiba como apresentar projetos para o frbl




Cristine e Keli explicaram que os recursos do fundo podem ser solicitados por órgãos da Administração Direta ou Indireta do Estado e dos Municípios ou por organizações não governamentais sem fins lucrativos constituídas e em funcionamento há mais de dois anos. Os projetos apresentados passam por avaliação do Conselho Gestor e podem ser rejeitados caso não estejam de acordo com as finalidades do fundo.

Entre 2004 e 2015, foram firmados 60 convênios e repassados o montante de R$7.606.297,63 - 62,21% a órgãos da administração direta ou indireta do Estado e dos municípios para custeio de 34 projetos e 37,79% a organizações não governamentais sem fins lucrativos para custeio de 26 projetos. Neste ano, por exemplo, já foram aprovados nove projetos - oito de órgãos públicos e um de ONG - e indeferidos 11- seis apresentados por órgãos públicos e cinco por ONGs. No momento, o Conselho Gestor está analisando nove projetos.

"O Ministério Público quer que um universo maior de instituições públicas e privadas do Estado tenham a oportunidade de buscar os recursos provenientes do FRBL. Em oportunidades como a de hoje, na qual se busca esclarecer as finalidades e o funcionamento do FRBL, fomentamos essa participação", explicou Cristine, que representou o Presidente do Conselho Gestor do FRBL, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Fábio de Souza Trajano.

reuniões itinerantes




As reuniões mensais do Conselho Gestor do FRBL, que são públicas, eram realizadas sempre na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis. Na última reunião, ficou definido que os encontros serão realizados de forma itinerante entre os órgãos que compõem o Conselho Gestor do Fundo. A reunião do mês de agosto, que ocorrerá na próxima quarta-feira (12/8), será realizada na sede da Polícia Militar Ambiental (PMA). A do mês de setembro está prevista para acontecer na sede da Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE).

Na reunião desta quarta-feira, serão analisados nove processos, dentre projetos e requerimentos de perícias, como por exemplo o Projeto para Estruturação do Procon Municipal de Três Barras e o Requerimento de Perícia para apurar os resultados de eventual poluição decorrente da falta de cumprimento da recuperação de área utilizada como "lixão", no âmbito do Inquérito Policial n. 0000480-58.2013.8.24.0040.

frbl: fundo que ressarce e beneficia a sociedade

conheça o frbl

Em Santa Catarina, o dinheiro proveniente de condenações, multas e acordos judiciais e extrajudiciais em face de danos causados à coletividade em áreas como meio ambiente, consumidor e patrimônio histórico é revertido ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), o qual financia projetos que atendem a interesses da sociedade.

Conheça o Fundo para a Reconstituição de Bens Lesados

O programa Alcance explica como funciona o fundo criado para ressarcir a sociedade quando ela é prejudicada.




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC