24.11.2015

MPSC apreende produtos irregulares em estabelecimento de Brusque

No primeiro dia da ação mais de cinco carrinhos de compras em mercadorias foram retirados das prateleiras de um supermercado

Produtos vencidos e impróprios para consumo foram apreendidos em um supermercado na manhã desta segunda-feira (23/11), em Brusque, durante ação provocada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) com o apoio da Vigilância Sanitária e Polícia Militar do município.

A operação é resultado de uma série de reclamações informais da população à 4ª Promotoria de Justiça. "As pessoas não vão até o Procon para reclamar de uma ou outra situação de um produto vencido, mas como recebemos diversas reclamações fomos verificar de perto e encontramos uma situação lamentável logo no primeiro supermercado que visitamos", comenta a Promotora de Justiça Suzana Perin Carnaúba.

Entre os produtos apreendidos estão leite em pó, congelados e alimentos refrigerados. "O que chamou a atenção foi a quantidade de produtos alimentícios infantis", destaca a Promotora de Justiça.

Suzana adianta que a fiscalização continuará. "Devemos passar por grande parte dos estabelecimentos e acreditamos que vamos encontrar menos irregularidades, mas não vamos avisar os períodos e dias das visitas, afinal é obrigação de cada supermercado fiscalizar e controlar a qualidade e validade dos produtos vendidos", complementou.

A operação faz parte do Programa de Proteção Jurídico-Sanitário de Consumidores de Produtos de Origem Animal (POA),  que tem como objetivo proteger a saúde e a vida dos consumidores de alimentos de origem animal, sobretudo de carnes e seus derivados.

A Vigilância Sanitária fez o auto da apreensão e todos os produtos foram levados para a Delegacia de Polícia para amostragem para perícia e em seguida serão incinerados.





Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC