17.02.2012

MPSC apoia campanhas contra a violência e exploração sexual

Durante o período do Carnaval o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) intensifica a atuação no combate à violência e exploração sexual infanto-juvenil apoiando e participando de campanhas, na divulgação de materiais de esclarecimento.
Durante o período do Carnaval o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) intensifica a atuação no combate à violência e exploração sexual infanto-juvenil apoiando e participando de campanhas, na divulgação de materiais de esclarecimento. Na última quinta-feira (16/2), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ), participou da Operação Carnaval, realizada pela Polícia Rodoviária Federal, para o combate à exploração sexual infanto-juvenil.

Durante o Carnaval o Centro de Apoio também estará presente em atividades programadas como parte da campanha "Violência: não finja que não viu. Denuncie", realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Florianópolis. Durante os dias de Carnaval, serão promovidas ações para conscientizar a população sobre como identificar, prevenir e denunciar a violência contra crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas que vivem nas ruas. A ação faz parte da Operação Carnaval, com o apoio dos Conselhos Tutelares da Grande Florianópolis e do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, do MPSC.

Em todos os dias de festividades do Carnaval de Florianópolis, os organizadores da campanha "Violência: não finja que não viu. Denuncie" estarão com camiseta do projeto e distribuirão panfletos que indicam os números telefônicos gratuitos para que as pessoas denunciem o abuso, a exploração e a violência. A campanha está na terceira edição, mas este é o primeiro ano em que ela é destinada também às mulheres, às pessoas que vivem nas ruas e aos idosos.

No dia 16 de fevereiro, os representantes do MPSC na Campanha participaram do Bloco SOS ¿ Enterro da Tristeza distribuindo panfletos sobre a exploração sexual infanto-juvenil e informando as pessoas sobre como agir nessas situações. Já no sábado, também estarão presentes no desfile da escola de samba Amor à 3ª Idade, na Passarela Nego Quirido, e na segunda-feira de Carnaval a atividade ocorrerá no XIX Baile de Carnaval da Terceira Idade e no Bloco Chero, na Caieira da Barra do Sul.

Além do apoio às iniciativas, o MPSC desenvolve, durante todo o ano, campanhas próprias voltadas para os direitos da criança e do adolescente, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ). As campanhas têm uma participação efetiva dos Membros da Instituição, a partir de projetos como "Combate à violência e à exploração sexual infanto-juvenil" e "Bem-Me-Quer".

Além do Disque Denúncias, conhecido como Disque 100, há números gratuitos específicos para cada tipo de atendimento. Confira abaixo:
Crianças e Adolescentes 0800 6431407
Abordagem de Rua 9957 2148 9957 2147
Idoso 0800 6440011
Mulheres 180
Fonte: