MPSC amplia atuação preventiva contra impactos do El Niño e abre mais de 130 procedimentos em cidades de SC
Desde maio, foram instaurados 136 procedimentos para monitorar e impulsionar medidas preventivas nos municípios catarinenses.
Enchentes, deslizamentos e outros impactos associados a eventos climáticos extremos estão no centro de uma mobilização do MPSC que alcançou diferentes regiões de Santa Catarina. Desde maio, foram instaurados 136 procedimentos para acompanhar a preparação dos municípios diante dos riscos relacionados ao El Niño. Destes, 124 seguem em andamento e 12 já foram arquivados após o cumprimento das providências acompanhadas pelas Promotorias de Justiça.
A mobilização foi impulsionada por uma orientação do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME), que recomendou às Promotorias de Justiça com atribuição ambiental o acompanhamento das medidas preventivas adotadas pelos municípios diante da previsão de ocorrência do fenômeno. A iniciativa busca fortalecer o planejamento local e estimular a adoção de ações capazes de reduzir riscos para a população e minimizar os impactos de possíveis eventos climáticos extremos.
“Mais do que acompanhar situações de emergência, buscamos fortalecer uma cultura de prevenção. As Promotorias de Justiça estão incentivando os municípios a aprimorarem seus mecanismos de planejamento e resposta, de forma que estejam mais preparados para enfrentar os impactos de eventos climáticos extremos e proteger a população”, afirma a Coordenadora do CME, Promotora de Justiça Stephani Gaeta Sanches.
Os procedimentos instaurados pelas Promotorias de Justiça têm como foco verificar se os municípios estão preparados para responder a emergências e se vêm adotando medidas preventivas adequadas. Entre os aspectos acompanhados estão a atualização dos planos de contingência, a identificação e o monitoramento de áreas de risco, a preparação da assistência social, a definição de abrigos para pessoas e animais e o funcionamento dos sistemas de alerta e resposta.
Em diversas regiões do Estado, o trabalho também busca fomentar o diálogo entre os órgãos públicos responsáveis pela gestão de riscos e pela proteção da população, contribuindo para a adoção de medidas estruturantes e de longo prazo.
Atuação nas comarcas
Na comarca de Sombrio, a atuação da 3ª Promotoria de Justiça acompanhou as medidas adotadas pelos municípios para prevenir danos causados por eventos climáticos extremos. As informações encaminhadas ao Ministério Público apontam ações voltadas à redução de riscos e ao fortalecimento da capacidade de resposta das administrações municipais.
Em Sombrio, foram realizadas iniciativas como a limpeza e desobstrução de valas, córregos, canais de drenagem, bocas de lobo e bueiros, além de intervenções no Rio da Lage para melhorar o fluxo da água e reduzir o risco de represamentos durante períodos de chuvas intensas. O município também participou do Simulado Geral de Gestão de Desastres promovido pela Defesa Civil Estadual, voltado ao aperfeiçoamento dos protocolos de resposta a emergências.
Já em Passo de Torres, o acompanhamento verificou a atualização do Plano de Contingência Municipal, a definição prévia de 10 abrigos para atendimento da população em situações de emergência, a manutenção contínua da rede de drenagem urbana e a articulação entre diferentes órgãos municipais responsáveis pela prevenção e resposta a desastres.
“Podemos dizer desde já que os municípios responderam às solicitações do Ministério Público e todos demonstraram efetiva preocupação com a prevenção. Identificamos medidas concretas sendo adotadas, especialmente relacionadas à limpeza de canais, córregos e sistemas de drenagem, que foram um dos principais agravantes dos alagamentos registrados na nossa região em 2024. O acompanhamento busca justamente estimular o planejamento e a adoção antecipada de ações capazes de reduzir riscos e proteger a população”, destacou a Promotora de Justiça Andréia Tonin, que atua na região.
Confira a lista de Promotorias que abriram procedimentos
- 1ª PJ de Barra Velha: Barra Velha e São João do Itaperiú
- 1ª PJ de Garopaba: Garopaba
- 1ª PJ de Guaramirim: Guaramirim, Massaranduba e Schroeder
- 1ª PJ de Jaguaruna: Jaguaruna
- 1ª PJ de Laguna: Laguna e Pescaria Brava
- 1ª PJ de Pomerode: Pomerode
- 1ª PJ de Porto Belo: Bombinhas e Porto Belo
- 1ª PJ de Trombudo Central: Agrolândia, Braço do Trombudo, Pouso Redondo e Trombudo Central
- 1ª PJ de Turvo: Ermo, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Turvo
- 1ª PJ de Xaxim: Lajeado Grande, Marema e Xaxim
- 1ª PJ de São João Batista: Major Gercino, Nova Trento e São João Batista
- 2ª PJ de Capinzal: Capinzal
- 2ª PJ de Içara: Balneário Rincão e Içara
- 2ª PJ de Itapema: Itapema
- 2ª PJ de Itapoá: Itapoá
- 2ª PJ de Ituporanga: Atalanta, Chapadão do Lageado, Imbuia, Ituporanga, Leoberto Leal, Petrolândia e Vidal Ramos
- 2ª PJ de Papanduva: Monte Castelo e Papanduva
- 2ª PJ de Presidente Getúlio: Dona Emma, Presidente Getúlio, Vitor Meirelles e Witmarsum
- 2ª PJ de São Lourenço do Oeste: Jupiá, Novo Horizonte e São Lourenço do Oeste
- 2ª PJ de Videira: Arroio Trinta, Iomerê, Salto Veloso e Videira
- 2ª PJ do Braço do Norte: Braço do Norte
- 3ª PJ de Camboriú: Camboriú
- 3ª PJ de Canoinhas: Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Major Vieira e Três Barras
- 3ª PJ de Mafra: Mafra
- 3ª PJ de Porto União: Irineópolis, Matos Costa e Porto União
- 3ª PJ de Sombrio: Balneário Gaivota, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Sombrio
- 3ª PJ de São Francisco do Sul: São Francisco do Sul
- 3ª PJ de Tijucas: Canelinha e Tijucas
- 3ª PJ de Timbó: Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros e Timbó
- 4ª PJ de Gaspar: Gaspar e Ilhota
- 4ª PJ de Navegantes: Luiz Alves e Navegantes
- 5ª PJ de Araranguá: Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Maracajá
- 5ª PJ de Balneário Camboriú: Balneário Camboriú
- 6ª PJ de Brusque: Brusque
- 9ª PJ de Chapecó: Chapecó
- 9ª PJ de Criciúma: Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso
- 10ª PJ de Itajaí: Itajaí
- 14ª PJ de Joinville: Joinville
- 22ª, 26ª, 28ª e 32ª PJs da Capital: Florianópolis
- PJ de Ascurra: Apiúna, Ascurra e Rodeio
- PJ de Bom Retiro: Bom Retiro
- PJ de Campo Erê: Campo Erê, Saltinho e São Bernardino
- PJ de Capivari de Baixo: Capivari de Baixo
- PJ de Coronel Freitas: Coronel Freitas, Jardinópolis e União do Oeste
- PJ de Correia Pinto: Correia Pinto
- PJ de Cunha Porã: Cunha Porã
- PJ de Garuva: Garuva
- PJ de Guabiruba: Guabiruba
- PJ de Herval d'Oeste: Herval d'Oeste
- PJ de Imaruí: Imaruí
- PJ de Itá: Itá
- PJ de Itapiranga: Itapiranga
- PJ de Lauro Müller: Lauro Müller
- PJ de Otacílio Costa: Otacílio Costa e Palmeira
- PJ de Palmitos: Caibi e Palmitos
- PJ de Ponte Serrada: Passos Maia, Ponte Serrada e Vargeão
- PJ de Quilombo: Formosa do Sul, Irati, Quilombo e Santiago do Sul
- PJ de Rio do Campo: Rio do Campo e Santa Terezinha
- PJ de Rio do Oeste: Laurentino e Rio do Oeste
- PJ de Seara: Arvoredo, Seara e Xavantina
- PJ de São José do Cedro: Guarujá do Sul, Princesa e São José do Cedro
- PJ de Tangará: Ibiam, Pinheiro Preto e Tangará