11.07.2014

Ministério Público capacita equipe para operar o Sistema APOIA Online

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) iniciou, nesta semana, em Florianópolis, uma capacitação com os agentes públicos que trabalharão com o Sistema APOIA Online. 
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) iniciou, nesta semana, em Florianópolis, uma capacitação com os agentes públicos que trabalharão com o Sistema APOIA Online. Trata-se de um programa que busca o regresso à escola de crianças e adolescentes na faixa etária de 4 a 17 anos de idade.

O "Encontro de Capacitação de Usuários do Programa APOIA para operar o Sistema APOIA Online" reúne Membros e Servidores do Ministério Público de Santa Catarina, Conselhos Tutelares e Secretarias Municipais da Educação de todo o Estado. A previsão é de que o treinamento termine nesta sexta-feira.

O encontro é dividido em quatro turmas de 40 pessoas, uma no período da manhã e outra no período da tarde, com dois dias de duração. Cada turma recebe a capacitação para tirar dúvidas e conhecer o funcionamento do Sistema APOIA Online. Após o treinamento, há um círculo de debates sobre o sistema.

O encontro possibilita, ainda, a troca de experiências e sugestões entre os integrantes de todas as instituições participantes. Também são apresentados e distribuídos vídeos e cartilhas com explicação detalhada do funcionamento do novo APOIA. Durantes os dois dias de encontro, 160 pessoas passarão pela Procuradoria-Geral de Justiça.

Devido à grande procura por essa capacitação, o MPSC prevê repeti-la nos próximos meses. A ideia é que cada instituição parceira receba uma capacitação exclusiva, nos meses de agosto, setembro e outubro, com um encontro em cada mês.

Entenda como o MPSC ajuda a reduzir a evasão escolar com o APOIA



O APOIA

O APOIA é um programa criado em 2001, pelo MPSC, que busca o regresso à escola de crianças e adolescentes na faixa etária dos 4 aos 17 anos. A nova versão do programa , na web, prevê mais rapidez na execução dos procedimentos, que eram realizados por meio de formulários físicos, e mais exatidão nos dados estatísticos.

Até o momento, já foram firmados 127 termos de adesão entre as Promotorias de Justiça e as entidades que participam do programa. Desde a implantação do novo sistema, já foram registrados 8.246 avisos de infrequência em 788 escolas, tanto da rede particular quanto da rede pública de ensino municipal, estadual e federal.

Confira o Manual do Sistema APOIA Online



Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC