02.08.2012

Livro inédito com relatos da Guerra do Contestado

O MPSC lançou "Memórias do General José Vieira da Rosa - Participação na Guerra do Contestado".  O livro é o primeiro volume da série Memória Viva de Santa Catarina.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou, no dia 1º de agosto, o livro "Memórias do General José Vieira da Rosa - Participação na Guerra do Contestado". O lançamento do livro fez parte do Seminário Nacional 100 anos da Guerra do Contestado, evento promovido pelo Memorial do MPSC, com a parceria do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), para marcar o centenário da maior revolta popular do século XX do Brasil.
A publicação é o primeiro volume da série Memória Viva de Santa Catarina e abrange cerca de cem páginas dos relatos do General Rosinha, como era chamado pelos amigos, sobre temas diversos, com destaque para suas vivências na Revolução Federalista de 1893 a 1895 e na Guerra do Contestado, entre 1912 e 1916. O texto, até então inédito, foi atualizado ortograficamente e traz uma nota biográfica e introdução histórica.

Vieira da Rosa, além de militar experiente, era reconhecido sertanista atento à cultura popular. Natural de São José, andou por todo o Estado, no cumprimento de suas funções.

A série Memória Viva de Santa Catarina é um projeto do Memorial do Ministério Público de Santa Catarina e tem por objetivo editar fontes primárias ou reeditar obras raras com foco na História e na Literatura do Estado e, assim, valorizar e divulgar a cultura regional.
No lançamento do livro, o Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, falou sobre o papel do Contestado, que forjou e marcou o povo catarinense, e destacou a importância do General Vieira da Rosa para a história. "O Brasil precisa conhecer a história de Santa Catarina e este livro é uma boa oportunidade", ressaltou Lio.

Um convênio assinado entre o MPSC e o IHGSC, em 2011, tem o objetivo de compartilhar o acervo documental entre as duas Instituições. O resultado das pesquisas e tudo o que vier a ser publicado a partir dos documentos ajudará na defesa do patrimônio histórico e cultural do Estado, além de auxiliar pesquisadores e estudantes.

O Seminário Nacional 100 Anos da Guerra do Contestado ocorre entre os dias 1º e 3 de agosto no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Santa Catarina em Florianópolis.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC