Justiça dá provimento a recurso do MPSC e aumenta penas de réus que mataram jovem por dívida de drogas no Meio-Oeste
Em abril do ano passado, três integrantes de uma facção criminosa foram julgados e condenados pela morte de um jovem de 19 anos por uma dívida de drogas. Porém, a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joaçaba não ficou satisfeita com as penas aplicadas e recorreu em busca da reformulação da sentença. Agora o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC) deu provimento ao recurso de apelação e aumentou o tempo de condenação do trio.
A 5ª Câmara Criminal do TJSC reconheceu que as consequências do homicídio (temor e grande comoção social devido à pouca idade da vítima) não foram valoradas negativamente pelo magistrado no dia do Tribunal do Júri, assim como a notável conexão da personalidade de um dos réus com a prática de crimes, mesmo dentro do sistema prisional.
Esse réu havia sido condenado a 28 anos de reclusão, e com a reformulação da pena irá cumprir 34. Os outros dois cumprirão, respectivamente, 27 e 31 anos de reclusão (e não mais os 24 e 28 anos estabelecidos anteriormente).
Todos eles já haviam sido condenados em outras ações penais e gozavam de saídas temporárias e prisão domiciliar quando mataram o jovem.
Relembre o caso
O crime aconteceu em 12 de abril de 2020, na rodovia que liga os municípios de Luzerna e Água Doce. Segundo consta nos autos, os três réus atraíram a vítima com o pretexto de entregar-lhe drogas para vender e quitar a dívida, dissimulando a real intenção de matá-la.
Ao chegar ao local previamente escolhido pelos assassinos, o jovem foi recebido com uma rajada de tiros, sendo atingido pelo menos quatro vezes. "Alguns dos tiros foram efetuados após a vítima já estar caída ao chão, apenas com intuito de fazê-la sofrer além do necessário", narra a denúncia do MPSC. Os disparos causaram perfurações no ombro, no tórax, no quadril, na mão e na face do rapaz.
O corpo do jovem foi abandonado na rodovia, ao lado de sua moto. Ele chegou a ser socorrido por populares e levado para um hospital em Joaçaba, mas não resistiu. A perícia constatou que a morte ocorreu por politraumatismo, devido aos ferimentos ocasionados pelos tiros.
O Tribunal do Júri ocorreu em 15 de abril de 2023 e todos foram condenados por homicídio com três qualificadoras - motivo torpe, dissimulação e traição e meio cruel -, mas o MPSC não concordou com as penas e interpôs o recurso de apelação, agora julgado.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste