29.10.2013

Joinville adere à campanha contra a corrupção

Ministério Público de Santa Catarina e o município de Joinville assinaram Termo de Cooperação e Adesão destinado ao projeto "O que você tem a ver com a corrupção?" 

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o município de Joinville (SC) assinaram, na sexta-feira (25/10), Termo de Cooperação e Adesão destinado ao projeto "O que você tem a ver com a corrupção?" para trabalho educacional nas escolas municipais da cidade. O termo tem como objetivo o apoio para execução e disseminação da campanha, que visa a acabar com a impunidade e conscientizar a sociedade, principalmente crianças e adolescentes.

Com a adesão, o projeto chegará a todas as escolas municipais de Joinville e será disseminado através de várias ações da Prefeitura por meio de materiais promocionais e de marketing, além de reuniões, simpósios, cursos e eventos. É a primeira vez que um município incorpora o projeto para trabalho educacional em sua rede de ensino.

Assinaram o termo pelo MPSC o Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, e o Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, vice-coordenador estadual da campanha. Pela prefeitura, assinou o prefeito municipal, Udo Döhler. Estiveram presentes no evento cerca de 150 pessoas, entre autoridades e alunos de escolas públicas municipais.

A campanha que começou em Chapecó, no ano de 2004, já rendeu bons frutos e tornou-se nacional. De acordo com o Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, idealizador do projeto, é fundamental conscientizar a sociedade de forma pedagógica sobre o que é a corrupção e como combatê-la.


Sobre a campanha

A campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" iniciou pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para atingir principalmente as crianças e os adolescentes, mas acabou sensibilizando as diferentes camadas da população. Hoje é nacionalmente conduzida pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP).

O projeto tem caráter educativo e busca conscientizar a sociedade a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter. Em dezembro de 2008, recebeu o Prêmio UNODC 2008, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes - Brasil e Cone Sul na categoria Mobilização Social, por agregar como parceiros órgãos e empresas de todo o Brasil em torno da causa social.


Assista ao programa Alcance do MPSC sobre a campanha "O que você tem a ver com a corrupção?":


Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC