Integrantes da força-tarefa humanitária do MPSC em apoio aos atingidos pelas enchentes no RS são homenageados
Nesta quarta-feira (11/12), integrantes da força-tarefa humanitária do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em apoio aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul foram homenageados. O reconhecimento faz parte das comemorações do Dia Nacional do Ministério Público, celebrado em 14 de dezembro.
A força-tarefa, criada a pedido do Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, foi composta por membros e servidores da Coordenadoria de Segurança Institucional (CISI), do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), da Gerência de Transportes (GETRAN) e de Policiais Militares da Casa Militar do MPSC. No total a iniciativa percorreu mais de oito mil quilômetros transportando 14 comboios repletos de doações em apoio às vítimas das enchentes no Estado sul-rio-grandense. O evento de entrega das homenagens faz parte da semana comemorativa do Dia do Ministério Público.
No evento, o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, foi representado pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli. "O auxílio prestado ao Rio Grande do Sul foi algo muito dinâmico, ágil e solidário, para amenizar os riscos e as sequelas e acalentar o coração das vítimas. Com certeza, todos levarão consigo cicatrizes no coração e na alma de tudo o que viram, essas imagens de dor e sofrimento, mas também as palavras de agradecimento e o silêncio amável de quem não consegue nem falar, mas cujo olhar diz tudo. Me sinto imensamente orgulhoso de tê-los como integrantes do MPSC. O reconhecimento é o alimento da alma e ele com certeza continuará acontecendo, porque todos são merecedores", disse Locatelli.
O Coordenador Estadual Adjunto do GAECO, Promotor de Justiça Diego Roberto Barbiero, ressaltou a importância da iniciativa. "O GAECO e a Casa Militar, em um momento de grande dificuldade no Estado vizinho, se colocou à disposição para que a ordem fosse estabelecida, criminosos fossem identificados e a população fosse protegida e tivesse o mínimo de amparo. Esse é o dever do Estado quando se propõe a cuidar do cidadão. Então, essa homenagem se estende a todos os integrantes do GAECO que, direta ou indiretamente, contribuíram para a manutenção da ordem e da paz no Estado vizinho, e com certeza essas ações vão repercutir por muitos anos e orgulharão suas famílias".
O Coronel Marcelo Egídio Costa relembrou alguns dos momentos mais marcantes do período. "O ponto alto da força-tarefa foi a nossa união diante das dificuldades que encontramos em campo, buscando fazer algo que tivesse muita credibilidade e que chegasse diretamente àqueles que precisavam. O fato de estarmos em campo com as vítimas da enchente nos fez entender as necessidades da população naquele momento. Levamos medicamentos para a força oncológica, direcionados às ações para pessoas que estavam em tratamento e tiveram, durante a enchente, o seu tratamento interrompido", lembrou.
Atuação do MPSC
A força-tarefa composta por servidores e Policiais Militares da Casa Militar do MPSC percorreu mais de oito mil quilômetros transportando doações em apoio às vítimas das enchentes. Foram 14 comboios carregados de alimentos, água, medicamentos, itens de limpeza, roupas, fraldas, colchões, cobertores, artigos para animais domésticos e materiais para reconstrução das casas.
A equipe trabalhou em conjunto com a Defesa Civil de Santa Catarina, oferecendo uma linha de transporte segura para doações encaminhadas por diversas partes do Estado e do país. Foram carregadas cerca de 50 toneladas de mantimentos para as cidades de Porto Alegre, São Leopoldo, Canoas, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Garibaldi, Gravataí e Igrejinha. Estima-se que entre 30 e 40 mil pessoas tenham sido impactadas, direta ou indiretamente, pelas ações do Ministério Público catarinense.
A força-tarefa contou com dois grupos de revezamento divididos nas funções de carregamento, transporte, segurança e logística. Os comboios tinham uma frota de dois caminhões, um furgão de carga, duas caminhonetes de apoio e uma viatura da Polícia Militar. Buscando a autossuficiência, os integrantes foram preparados para dormir nos veículos caso necessário e carregavam combustível para o abastecimento.
Confira a lista completa de homenageados
GETRAN
Altamir Espíndola Andreatta
Bernard Ferraz
Gabriel Martins Elias
Hilton Rodrigues da Silva
Paulo Sérgio Silveira
Rafael Pereira
Valsioni José Trzeciak
Victor Almeida de Souza
Xavante Nazário Metzker
-
Casa Militar
Coronel PM Marcelo Egídio Costa
Tenente-Coronel PM Daniel Nunes da Silva
Major PM Luiz Antonio Fagundes Paula Junior
Subtenente PM CTISP Sidnei Luiz Lisboa
Subtenente PM CTISP Alexandre Luiz de Oliveira
1º Sargento PM Josué Hélio Gonzaga
2º Sargento PM Roberto Ferreira
2º Sargento PM Valmecir Machado
2º Sargento PM Hamilton Pereira
2º Sargento PM Jurandi Francisco Pacheco
2º Sargento PM Roberto Antônio Tomaz
2º Sargento PM Vergílio Ricardo Rosa
2º Sargento PM CTISP Alexandre de Bem Klussner
2º Sargento PM CTISP Renato Ricardo
2º Sargento PM CTISP Jean Carlos dos Santos
3º Sargento PM Valdir José Pereira
3º Sargento PM CTISP Ageu Westphal
3º Sargento PM CTISP André Luiz Borges
Cabo PM Alessa Melo Antônio
Cabo PM Elisson Fernandes Camargo Júnior
CISI
Tenente-Coronel PM Josias Machado Severino
Major PM Genir Antônio Rigo
2º Sargento PM Rodrigo Vilson da Rosa
2º Sargento PM Alexandre Lopes da Silva
2º Sargento PM Humberto Pinheiro
3º Sargento PM Heveraldo Henrique Rodrigues
-
GAECO
Delegado PC Thiago Cardoso Silva
Subtenente PM Guilherme Coutinho
Cabo BM Jorge Luiz Amorim Dias
Sargento PM Christian de Freitas
Sargento PM Rafael Bortoli
Agente PC Leandro Anchieta
Agente PC Ricardo Cadaval Senhorinho
Sargento PM Antônio de Alves
Sargento PM Márcio João Braun
Agente PC Carin Silene Carlin do Prado Alvariza
PRF Gilvan Tomasi Pahim
Agente PC Paulo Cristiano Dutra
Subtenente PM Claudio Luis Gutz
Agente PC Milena Reis Pampilion
Escrivã Alice Bitencourt Locks
Sargento PM Leonardo Martins de Vila
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis