14.11.2012

Força-tarefa vistoria penitenciária de São Pedro de Alcântara

A força-tarefa formada para vistoriar a penitenciária de São Pedro de Alcântara ouviu, fotografou e examinou 69 internos durante os últimos dois dias. O grupo também caputurou imagens das câmeras de segurança dos dois sete e oito de novembro e das produzidas pelso internos. Apreendeu ainda projéteis de munição menos letal.
A força-tarefa formada para vistoriar a penitenciária de São Pedro de Alcântara ouviu, fotografou e examinou 69 internos durante os últimos dois dias. O grupo também caputurou imagens das câmeras de segurança dos dias sete e oito de novembro e das produzidas pelos internos. Apreendeu, ainda, projéteis de munição menos letal.
Conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina, a força-tarefa foi composta no início da semana pela Promotoria Regional de Execuções Penais e Promotoria da Cidadania, Vara de Execuções Penais e Polícia Civil, todos da Comarca de São José, Instituto Geral de Perícias (IGP), com apoio da Polícia Militar, Departamento de Administração Penal e Hospital Santa Tereza.
Segundo o Promotor de Justiça João Carlos Teixeira Joaquim e a Delegada Regional de Polícia, Sandra Mara Pereira, o trabalho ainda não foi concluído. "Restam ainda a oitiva dos agentes penitenciários, encaminhamento dos Laudos Periciais dos Exames de Corpo de Delito e degravação e eventuais perícias nas imagens apreendidas", complementam.
As medidas fazem parte do inquérito policial instaurado nesta segunda-feira. A previsão é de que o inquérito esteja concluído em até 30 dias, sem prejuízo da adoção das medidas cabíveis pelo Ministério Público.
Teixeira Joaquim e Sandra Mara dizem que a vistoria só foi possível em razão da cooperação do Secretário de Estado de Segurança Pública, dos Delegados de Polícia, Escrivães e Agentes de Polícia, Policiais Militares, Agentes Prisionais, Médicos Legistas, Direção do Hospital Santa Tereza em São Pedro de Alcântara, Delegado Geral da Polícia Civil.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC