28.03.2014

Firmada parceria pelo direito dos animais

Durante e solenidade de abertura do Encontro Operacional do Meio Ambiente, nesta quinta-feira (27/3), foi formalizado parceria entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e órgãos da área ambiental para o compartilhamento de informações visando subsidiar a definição de estratégias de atuação e complementar, quando necessário, a prestação de apoio técnico aos Promotores de Justiça.
Durante e solenidade de abertura do Encontro Operacional do Meio Ambiente, nesta quinta-feira (27/3), foi formalizado parceria entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e órgãos da área ambiental para o compartilhamento de informações visando subsidiar a definição de estratégias de atuação e complementar , quando necessário, a prestação de apoio técnico aos Promotores de Justiça.

O termo de cooperação foi assinado pelo
MPSC, pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMVSC) e pelo Instituto Ambiental ECOSUL.

''A parceria é importante porque possibilitará o suporte à atuação do Promotor de Justiça de forma uniforme na implantação de políticas públicas para o bem-estar animal'', explica o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Promotor de Justiça Paulo Antônio Locatelli.

A partir do termo de cooperação, as instituições parceiras também irão auxiliar na elaboração de
medidas protetivas de urgência, como busca e apreensão de animais em situação de risco, adoção de ações em relação à farra do boi, ausência de recursos de controle de zoonoses, rinhas de galo e situações que violem o direito dos animais. A parceria estava prevista desde a criação do GEDDA, segundo o art. 2º do Ato n. 863/2011/PGJ.

Antes da assinatura do termo, o Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais (GEDDA) realizou a 7ª reunião extraordinária e discutiu novas estratégias de atuação dos órgãos e a implantação dos Centros de Controle de Zoonoses nos municípios catarinenses.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC