24.08.2011

Escolas receberão Campanha contra pedofilia

A campanha "Navegação Segura e Combate à Pedofilia na Internet" entrou em nova fase com o lançamento do material educativo impresso para orientar pais, educadores, crianças e adolescentes.

A campanha "Navegação Segura e Combate à Pedofilia na Internet" entrou em nova fase com o lançamento do material educativo impresso para orientar pais, educadores, crianças e adolescentes. A solenidade foi realizada, nesta quarta-feira (24/8), no Plenário da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). A campanha é desenvolvida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) com apoio da ALESC, da Escola do Legislativo e da ONG SaferNet/Brasil.

O Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) do MPSC desenvolveu o material gráfico, impresso em parceria com Assembléia Legislativa. Desta forma, foram produzidos 100 mil cartazes e 750 mil folders , além de 400 mil cartilhas desenvolvidas pelo Instituto WCF Brasil, que serão distribuídos nas escolas públicas municipais para serem aplicados de forma multidisciplinar, no intuito de esclarecer sobre a necessidade de utilizar a internet com segurança e sobre os eventuais riscos do ambiente virtual para crianças e adolescentes.

"É missão constitucional do Ministério Público proteger crianças e adolescentes", lembrou o Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, na solenidade, na qual informou, ainda, que mais de 170 Municípios catarinenses já solicitaram ao CIJ o material da campanha - entre eles Joinville, Blumenau, Florianópolis, Criciúma e Chapecó, que somam na rede municipal de ensino mais de 300 mil alunos.

A Coordenadora do CIJ, Promotora de Justiça Priscilla Linhares Albino, ressaltou a importância do material que será aplicado em sala de aula. "A abordagem do tema precisa enolvertoda a sociedade catarinense. Com a divulgação deste material nas escolas, os educadores terão condiçõesde auxiliar crianças e adolescentes na compreensão do que é pedofilia e abuso sexual, focando sempre a prevenção", salientou a Promotora de Justiça. Compuseram a mesa da solenidade, ainda, os Deputados Estaduais Moacir Sopelsa, Nilson Gonçalves, Reno Caramori.

O CIJ disponibiliza, ainda, um site no Portal do MPSC onde estão publicadas diversas informações educativas sobre o tema e pelo qual também é possível fazer denúncias. No site são fornecidas dicas para os pais, educadores e para o público infantojuvenil. A ferramenta também tem como objetivo fortalecer a rede nacional de órgãos dedicados ao combate de atividades que se servem da Internet para ferir direitos caros à infância e juventude.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC