CPMA da Capital recebe carro do MPSC
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) doou, nesta quinta-feira (29/10), um automóvel à Coordenação Técnica Operacional da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA). A entrega das chaves do veículo foi feita pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, e faz parte de uma série de concessões de materiais que o MPSC está fazendo às CPMAs do Estado.
O carro Renault Logan foi recebido pela Coordenadora da CPMA Estadual, Wanderlea Maria Machado. A doação ocorreu em frente ao edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, e tem como objetivo reforçar a fiscalização do cumprimento das penas e o acompanhamento psicossocial familiar dos apenados.
Este foi o décimo carro doado às Centrais de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) desde a assinatura do Protocolo Operativo de Intenções, em 2012. "A doação é um incentivo ao nosso trabalho e representa maior agilidade para o cumprimento de nossas funções e melhor funcionamento das oito centrais do Estado", comentou a Coordenadora da CPMA Estadual, Wanderlea Maria Machado.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, ressaltou a atuação das CPMAs e os resultados obtidos nos últimos anos com a redução da reincidência penal. "A Central de Penas e Medidas Alternativas propõe um redesenho no sistema punitivo, sobretudo o modelo adotado em Santa Catarina, comprovando que a perspectiva ressocializadora é muito mais eficaz que a pena privativa de liberdade e representa um custo muito menor que o sistema carcerário. Esta economia gera ganhos expressivos para os cofres públicos e, consequentemente, para a sociedade", afirmou.
Programa Central de Penas e Medidas Alternativas
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania e o Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (PJSC) firmaram parceria, em outubro de 2012, para criar e instalar Centrais de Penas e Medidas Alternativas (CPMAs) em diversas comarcas do Estado.
As Centrais de Penas Alternativas garantem que o apenado seja devidamente encaminhado para um trabalho ou atendimento de saúde, além de fiscalizar e oferecer o suporte necessário para sua reinserção na sociedade. Pelo convênio, o MPSC fornece o mobiliário e os equipamentos; o TJSC, o local para instalação; e a Secretaria de Justiça e Cidadania disponibiliza os recursos humanos.
Com equipes compostas por psicólogos e assistentes sociais, as Centrais de Penas Alternativas procuram garantir que o apenado seja devidamente encaminhado para trabalho ou atendimento de saúde, além de fiscalizar e oferecer o suporte necessário para sua reinserção na sociedade. Atualmente, a CPMA possui centrais em Florianópolis, São José, Joinville, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Lages e Chapecó.
A pena alternativa procura aproximar-se, o máximo possível, da ideia de ressocialização, mantendo o autor da infração penal com penas que variam até quatro anos em contato com sua família e próximo de sua comunidade.
Desde a assinatura do Protocolo Operativo de Intenções, o MPSC já doou 10 automóveis, 38 computadores, 23 impressoras e mais de 100 itens de mobiliário para a estruturação das CPMAs.
Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público
As doações do MPSC fazem parte do Programa "Controle da Execução Penal", idealizado e executado pelo Centro de Apoio Operacional Criminal. A iniciativa objetiva garantir a efetiva execução das penas e a ressocialização dos apenados, assim como, combater atividades ilícitas de organizações criminosas dentro das unidades prisionais.
O Programa foi pré-selecionado para concorrer ao Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na categoria Indução de Políticas Públicas. A ação se encaixa no contexto do Objetivo Estratégico n. 4 - Qualificar a atuação do Ministério Público no enfrentamento da criminalidade - conforme o Planejamento Estratégico do MPSC.
O prêmio do CNMP recebeu a inscrição de 197 projetos das mais variadas unidades do Ministério Público brasileiro. Serão premiados os três primeiros colocados de cada uma das nove categorias, no dia 4 de novembro de 2015, em Brasília-DF, durante a cerimônia de abertura do 6º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público.
O Prêmio CNMP, instituído em 2013 pela Resolução CNMP nº 94, é um instrumento para identificar, premiar e disseminar trabalhos cadastrados no Banco Nacional de Projetos que contribuam, de alguma forma, para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade.
centro de apoio criminal (ccR)
SAIBA MAISO Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR) presta suporte técnico em face de quaisquer questões que venham ser suscitadas pelos órgãos da estrutura do Ministério Público no desempenho de suas atividades funcionais, nas áreas de políticas de segurança pública, combate ao crime organizado, controle externo da atividade policial, incluindo o monitoramento de inquéritos policiais, fiscalização do sistema prisional, execução de penas, inclusive alternativas, e atuação ministerial perante o Tribunal do Júri.
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores