Condomínios de SC começam a aderir ao projeto Proteção Mora ao Lado

Iniciativa do MPSC tem 9 adesões e inicia a instalação de materiais que orientam sobre acolhimento, proteção e canais de denúncia de violência contra a mulher.

05.10.2026 15:43
Publicado em : 
05/10/26 15:43

Os primeiros condomínios catarinenses já começaram a integrar a rede de proteção criada pelo projeto Proteção Mora ao Lado. Pouco mais de um mês após o lançamento da iniciativa, nove empreendimentos aderiram ao programa e receberam do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) os materiais necessários para a implantação da ação em suas áreas comuns. 

Desenvolvido pela Ouvidoria do MPSC, com apoio do Núcleo de Enfrentamento às Violências e Apoio às Vítimas (NEAVIT) e em parceria com o SECOVI/SC, o projeto tem como objetivo transformar os condomínios em espaços de informação, conscientização e apoio no enfrentamento da violência contra a mulher, aproximando moradores dos canais de acolhimento, orientação e denúncia. 

A adesão ao programa é voluntária e pode ser feita por síndicos, subsíndicos, integrantes de conselhos e administradoras. A partir do cadastro, a Ouvidoria organiza o envio dos materiais adequados à estrutura de cada condomínio. Entre eles estão cartazes informativos para afixação em locais estratégicos de circulação e o Selo Proteção Mora ao Lado, que identifica a participação do empreendimento na iniciativa. 

Ação concreta 

A fase de implantação do projeto tem mobilizado diferentes áreas do MPSC para garantir que cada adesão seja rapidamente convertida em uma ação efetiva dentro dos condomínios. 

A Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO) participou do desenvolvimento gráfico dos materiais e da construção da identidade visual da iniciativa. A Reprografia é responsável pela impressão dos itens produzidos, enquanto o setor de Protocolo realiza o encaminhamento aos condomínios participantes em diversas regiões do Estado. 

Esse fluxo integrado permite que, após o recebimento das informações pela Ouvidoria, os materiais sejam preparados e enviados com agilidade, fortalecendo a presença do projeto em diferentes municípios catarinenses. 

Para o Ouvidor do MPSC, Luiz Ricardo Pereira Cavalcanti, a articulação interna é um dos diferenciais da iniciativa. 

“O Proteção Mora ao Lado é uma iniciativa da Ouvidoria, mas sua execução evidencia a articulação de diferentes setores da Instituição em torno de um mesmo propósito. Comunicação, Reprografia, Protocolo e todos os servidores envolvidos têm contribuído para que cada adesão se transforme, com agilidade, em uma ação concreta dentro dos condomínios. É essa soma de esforços que nos permite ampliar o alcance do projeto e fazer com que a informação chegue efetivamente às pessoas.” 

Expansão 

Enquanto os primeiros materiais chegam aos condomínios participantes, a Ouvidoria também trabalha para ampliar a rede de parceiros responsável por divulgar e fortalecer o projeto em Santa Catarina. 

Na próxima semana, estão previstas novas agendas para formalizar a adesão de representações regionais do SECOVI ao Proteção Mora ao Lado. A medida busca ampliar a divulgação da iniciativa e fortalecer o diálogo com síndicos, administradoras e condomínios em diferentes regiões do Estado. 

A estratégia combina duas frentes de atuação: a expansão da rede de entidades parceiras e o estímulo à adesão de novos empreendimentos. Ao mesmo tempo em que amplia a capilaridade do projeto, o MPSC mantém a estrutura necessária para atender prontamente os condomínios que decidem participar. 

Com nove adesões já registradas e os primeiros materiais em circulação, o Proteção Mora ao Lado avança em sua fase de execução e consolida uma rede de cooperação voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, levando informação e orientação para espaços que fazem parte da rotina de milhares de catarinenses. 

Como aderir ao Proteção Mora ao Lado 

  1. Acesse o formulário de adesão e preencha o cadastro disponibilizado pelo MPSC com as informações do condomínio. 
  2. Informe os dados do empreendimento. A Ouvidoria utiliza essas informações para identificar a estrutura do condomínio e definir a quantidade de materiais necessária. 
  3. Receba os materiais. Após a adesão, o MPSC providencia a impressão e o envio dos cartazes informativos e do Selo Proteção Mora ao Lado. 
  4. Instale os materiais em áreas comuns. Os cartazes devem ser afixados em locais estratégicos, ampliando o acesso dos moradores às informações sobre acolhimento, orientação e denúncia. 
  5. Integre a rede de proteção. Ao participar da iniciativa, o condomínio passa a colaborar com a disseminação de informações que podem auxiliar mulheres em situação de violência a buscar ajuda.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social