Caminhoneiro que matou 16 em Descanso será julgado na quarta-feira
Está marcada para o dia 28 de outubro a sessão do Tribunal do Júri que julgará o caminhoneiro Rosinei Ferrari, responsável pelo acidente que causou a morte de 16 pessoas e lesões em outras 41 em Descanso, no ano de 2007. Entre as vítimas estavam bombeiros, policiais e pessoas que auxiliavam no resgate de outro acidente.
A sessão do Tribunal do Júri, que inicia às 8h, será realizada na Comarca de Chapecó e presidida pelo Juiz de Direito Jeferson Osvaldo Vieira. Na acusação atuará o Promotor de Justiça Moacir José Dal Magro, sendo que a defesa do acusado será realizada pela Defensoria Pública do Estado.
O crime aconteceu em outubro de 2007 na BR 282, na altura do município de Descanso. O trânsito na rodovia havia sido interrompido para o tendimento a um grave acidente envolvendo um ônibus e dois caminhões. Rosinei Ferrari dirigia um caminhão da empresa Turatto & Turatto Ltda, no sentido São Miguel do Oeste para Maravilha, quando passou a receber sinal de luz pelos carros que vinham em sentido contrário, avisando da existência de acidente na pista.
De acordo com a ação penal, em razão do problema de freios e do excesso de carga de seu caminhão, dos quais estava ciente, o motorista não conseguiu parar na sua pista de rolagem, seguindo em alta velocidade na pista em sentido contrário. Rosinei chegou com o caminhão desgovernado ao local do acidente e colheu automóveis e pessoas que se encontravam na pista, ocasionando a morte de 16 delas e lesões corporais leves, graves e gravíssimas em outras 41 pessoas.
No despacho que designou a data do julgamento, o Juiz aumentou o tempo de debates para acusação e defesa, em razão da complexidade das provas, e determinou a reserva de hotel para eventual pernoite dos jurados, diante da possibilidade de que a sessão possa se estender por dois dias. O proprietário do caminhão, Gilmar Turatto, também foi denunciado pelo crime e será julgado em sessão com data ainda a ser marcada. (AP nº 084.07.001165-0)
QUANDO UM ACIDENTE DE TRÂNSITO É CRIME?
Entenda por que o motorista que mata por dirigir embriagado ou estar em excesso de velocidade é julgado pelo Tribunal do Júri. O programa explica a diferença entre homicídio culposo e homicídio doloso no trânsito.
ENTENDA EM VÍDEO UM JULGAMENTO PELO JÚRI
Veja produções audiovisuais do MPSC que explicam o funcionamento do Tribunal do Júri
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores