18.08.2015

A cooperação entre o MPSC e seus estagiários

O dia 18 de agosto é o Dia do Estagiário. O Ministério Público de Santa Catarina tem, hoje, cerca de 880 estagiários de ensino médio e de várias áreas de graduação. O estágio é uma fase importante para iniciar a vida profissional e complementar a vida acadêmica, colocando em prática a teoria estudada.

No MPSC, os estagiários têm a oportunidade aprender muito sobre a área que estudam, além de entender o funcionamento da Instituição e serem capazes de difundir, no meio em que convivem, o papel do Ministério Público na sociedade.

Porém, a relação que existe entre a Instituição e os estagiários é de troca: se por um lado os estagiários ganham conhecimentos fundamentais para sua profissão, por outro, dão um apoio técnico muito importante para garantir o bom funcionamento dos setores em que atuam.

Nas Comarcas de cidades pequenas, os Promotores de Justiça, na maioria das vezes, não são nativos do local e os estagiários têm um papel ainda mais importante, pois conhecem a comunidade e suas demandas.

Além disso, os estagiários trazem ideias novas e visões diferentes, o que contribui para aprimorar a Instituição. "Os estagiários recebem constantes atualizações, trazendo para o MPSC novas informações e técnicas que aprendem em sua graduação, ajudando a melhorar as atividades laborais da Instituição", comenta o Gerente de Estágios, André Luiz Grams.


Conheça agora histórias de estagiários que contribuíram e contribuem para a construção de um MPSC cada vez melhor:

Quando o hoje Promotor de Justiça Samuel Naspolini entrou no sede da Procuradoria-Geral de Justiça para iniciar o estágio no MPSC, em 2000, não imaginava que, alguns anos depois, voltaria a atuar na instituição, dessa vez como Promotor de Justiça. Atualmente, ele é Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA).

Em 2002, ano em que Naspolini encerrou seu período de estágio, Thomás Torquato tinha 8 anos. Hoje, Thomás está na 7ª fase do curso de graduação em Administração e já estagia há mais de um ano no MPSC e atua na Gerência de Desenvolvimento de Pessoas (GEDEP).


Thomás Torquato Gomes - Estagiário

"Estou no MPSC há um ano e meio e o estágio contribui muito na minha formação, pois tenho enxergado o conteúdo que aprendo na graduação colocado em prática. Comecei o trabalho na Gerência de Cadastros e Informações Funcionais (GEINF) e agora estou na Gerência de Desenvolvimento de Pessoas (GEDEP), o que me proporcionou o conhecimento de setores diversos. Além disso, o contato com profissionais já formados e que atuam na área da administração há muitos anos enriquece a experiência como estagiário."



Samuel Dal-Farra Naspolini - Promotor de Justiça

"Fui estagiário de Direito no MPSC de 2000 a 2002. Durante esse período, trabalhei no antigo Centro das Promotorias da Infância (CPI), hoje Centro de Apoio da Infância e Juventude (CIJ) e, depois, na Procuradoria Cível, na área de Direito de Família. Não fosse o estágio, é bem provável que eu sequer completasse a faculdade de Direito, tamanha era minha frustração, à época, com o ensino jurídico. No Ministério Público, porém, presenciei o conhecimento e os instrumentos jurídicos aplicados de forma concreta na defesa do cidadão e na transformação social. Foi uma experiência única, que, de certa maneira, resgatou minha fé no caminho que havia escolhido. Foi deste estágio, e da percepção de quão nobre é a missão do Ministério Público, que nasceu o desejo, concretizado anos depois, de tornar-me Promotor de Justiça."


SAIBA COMO FAZER PARTE DO MPSC

saiba mais

Acesse nosso Portal dos Estágios e saiba como você pode fazer parte do Ministério Público de Santa Catarina.


Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC