No próximo sábado (29/06), a partir das 8h30min, será realizado o 1º Seminário de Saúde Pública e Bem-estar Animal em Imbituba. O evento, que tem entrada franca, é organizado pela Prefeitura de Imbituba e pelo Instituto Ambiental ECOSUL, com apoio do Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais (GEDDA), presidido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), e do Conselho Regional de Medicina Veterinária. 

O seminário tem como objetivo debater o controle de zoonoses, o manejo populacional de cães e gatos, a educação humanitária e o bem-estar animal. A Promotora de Justiça Simone Cristina Schultz Corrêa, que atua na área do meio ambiente na Comarca de Joinville e faz parte do GEDDA, ministrará palestra com o tema, "O MPSC e a Defesa dos Direitos dos Animais" representando a instituição. 

O evento, aberto a todos os interessados pelo tema, é especialmente destinado a integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, aos Membros do MPSC, Policias Civil e Militar, classe veterinária, estudantes, educadores, ONGs e ativistas independentes. A entrada é franca, as inscrições acontecerão no local e os participantes receberão certificados. 

SOBRE O GEDDA

Criado em 2011, o Grupo Especial de Defesa dos Animais (GEDDA) atua na defesa da natureza e dos animais reforçando a importância de lutar pelos direitos da fauna, evitando o abandono, os maus tratos e a exploração.

O GEDDA é presidido pelo MPSC e composto por outros cinco Promotores de Justiça e cinco entidades públicas e privadas que têm entre suas finalidades institucionais a proteção ao meio ambiente e, especialmente, aos animais.

O grupo funciona como um fórum de debates dos assuntos voltados à defesa de direito dos animais. Vale ressaltar que não se trata de um órgão de execução, apenas de consultas. Depois das consultas dos diversos casos que ali são debatidos, o grupo avalia se encaminha sugestões de atuação para os Promotores de Justiça.

Além do MPSC, integram o grupo também a Polícia Militar Ambiental, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e o Instituto Ambiental ECOSUL. 

Assista abaixo dois vídeos que destacam temáticas que fazem parte do dia a dia da população, como a decisão de ter um animal em casa e as dúvidas a respeito da castração. 


VÍDEOS

Ter um bichinho é o sonho de muita gente!

O que você sabe sobre castração de animais?