Post

Servidores do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) receberam, em João Pessoa (PB), a medalha de ouro da categoria "trilha da tecnologia" com a solução "Cadê meu remédio" no IV Hackfest, maratona tecnológica e virada legislativa realizada pelo Ministério Público da Paraíba.

A plataforma  "Cadê meu remédio", tem como objetivo auxiliar o cidadão a saber quais medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e que integram os componentes básicos da assistência farmacêutica, e por meio de um sistema de georreferenciamento onde encontrá-los com disponibilidade num raio de proximidade de até 50 quilômetros de distância.

Além de proporcionar o conhecimento acerca da assistência farmacêutica gratuita, a iniciativa pretende também disponibilizar um canal de reclamações para o usuário comunicar a falta de remédios, fornecendo apoio à gestão pública para avaliar os critérios de direcionamento e aquisição destes componentes, bem como servindo de suporte aos órgãos de fiscalização para coibir práticas de corrupção na área da saúde com desvios de recursos e verbas públicas.

O projeto ganhou destaque nacional na maratona que contou com outras 27 ideias realizadas por pessoas de todo o Brasil.

A equipe responsável por desenvolver a plataforma, contou com a supervisão do Coordenador do Centro de apoio Técnico (CAT), João Carlos Teixeira Joaquim, sendo composta pelos servidores do MPSC Naiara Czarnobai Augusto e Rafael Luís Vasel (CAT), Melissa Figueira Fagundes (Gerência de Governança e Qualidade em TI), Daniel Amado Garcia Junior e Marco Antônio Floriano de Oliveira (Gerência de Sistemas de Informação), Bruna Mello Donadel (Coordenadoria de Comunicação Social), e, na qualidade de colaboradores, Rodrigo Gaspar (DATAPREV) e Felipe Ivo Rosa (Tribunal de Justiça de Santa Catarina).

"A participação do Ministério Público de Santa Catarina no evento, com mais uma premiação para a equipe desenvolvedora, revela o oportuno ingresso da nossa Instituição no cenário da inovação, desenvolvendo ferramentas que proporcionem ainda mais excelência no atendimento ao cidadão", explica Naiara Czarnobai Augusto, assessora do CAT.

Para o Coordenador do CAT: "Essa conquista na primeira participação de âmbito nacional, por uma equipe do MPSC e 2 colaboradores externos, mostrou que além da experiência adquirida com a criação de ferramentas de forma célere, nós podemos alcançar resultados profícuos para sociedade com soluções de inovação e tecnologia para atender pontualmente diversas áreas de atuação ministerial".

Durante os quatro dias do evento, cerca de 250 maratonistas desenvolveram ideias e programas para projetos de lei de inciativa popular e aplicativos de controle social. Além disso, foram realizadas algumas oficinas, palestras e painéis, com milhares de visitantes de diversos órgãos e instituições públicas. 

Como funciona

O acesso já está disponível no endereço www.cademeuremedio.com.br. O cidadão deve permitir que sua localização seja utilizada e então digitar o nome do medicamento no local indicado, o sistema de busca utiliza tanto o critério de nome comercial quanto do princípio ativo e suas composições. Ao apertar a tecla enter, o mapa será atualizado e os localizadores azuis indicarão em quais pontos próximos o remédio está disponível, e em caso de indisponibilidade, há opção para formalização de uma reclamação, que comporá um ranking estatístico mensal de Municípios que falham na prestação de assistência farmacêutica básica.

A versão aplicativo foi incorporada à Play Store para download por usuários de dispositivos do sistema Android, e poderá ser baixado em breve com a atualização do referido gestor (Google). Quanto as usuários do sistema IOS (Apple Store) aguarda-se oportuna liberação de acesso.

Nestes próximos dias a solução passará por ajustes para adaptação para uso por cidadãos de todos os estados da federação.

Todo o trabalho da solução versão web e app foi realizado durante a competição, após validação técnica, e o seu funcionamento pode ser conhecido no vídeo ao lado.


O evento

O evento deste ano foi organizado pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional do Ministério Público da Paraíba (NGCSI/MPPB), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Apoiaram a inciativa o Transparency International, o Ministério da Justiça, o Governo Federal, o Conselho Administrativo da ordem Econômica, o SINDICONTAS, a Procuradoria da República na Paraíba (MPF), DATAROBOT, FABWORD, Castanhola, AJUFE, Atricon, e diversas outras instituições.O HackFest é uma maratona tecnológica cujo propósito se remete ao combate direto à corrupção, entendida como uma das principais causas para o desencadeamento da pobreza e miséria social.

Informações completas estão disponíveis no site www.http://hackfest.com.br/

Outros projetos e reconhecimentos

Em julho deste ano, o MPSC participou do evento Lawtech Floripa Hackathon 2018 no qual parte da equipe de servidores que foi ao Hackfest idealizou e colocou em prática, em 52 horas, uma "Startup Jurídica", para desenvolver alguma solução que resolvesse um problema desta temática.

A equipe do MPSC, classificada em 3° lugar, desenvolveu um modelo de negócios com aplicação tecnológica, apresentando um produto com design e relevância financeira validados, e que utiliza recursos de inteligência cognitiva para otimizar a atuação do Assistente de Promotoria de Justiça no atendimento de cidadãos.

Nesta ocasião, a equipe do MPSC foi composta pelos servidores Naiara Czarnobai Augusto, do Centro de Apoio Operacional Técnico (Área Jurídica), Bruna Mello Donadel, da Coordenadoria de Comunicação Social (Design), Daniel Garcia Amado Garcia Junior, da Gerência de Sistemas de Informação (Desenvolvimento), Melissa Figueira Fagundes, da Gerência de Governança e Qualidade em TI (Desenvolvimento), e, também, contou com dois outros integrantes externos, Filipe Ivo (Matemático estatístico do TJSC) e Rodrigo Gaspar (Des. Inteligência Cognitiva da DATAPREV).