Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID/MPSC)

O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos, do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, (PLID/MPSC), em consonância com os demais órgãos públicos que atuam na área de pessoas desaparecidas, engloba uma série de atividades:

  • coletar informações e registrar o desaparecimento de pessoas ocorrido no Estado de Santa Catarina, inclusive junto aoSistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos - SINALID;
  • promover ações para localização e identificação de pessoas desaparecidas;
  • promover ampla divulgação à população de informações sobre pessoas desaparecidas, formas de prevenção do fenômenosocial do desaparecimento e meios disponíveis para busca de pessoas desaparecidas; e
  • estabelecer diretrizes e procedimentos para o atendimento de familiares de pessoas desaparecidas.
A paragraph is a self-contained unit of a discourse in writing dealing with a particular point or idea. Paragraphs are usually an expected part of formal writing, used to organize longer prose.

MATERIAL DE APOIO

Termo de Adesão do MPSC ao Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre CNMP e Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Ato n. 595/2018/PGJ - Institui, no âmbito do MPSC, o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos - PLID.

Resultados 2017 - 2021

Inicialmente, em 2017, o MPSC firmou o Termo de Adesão n. 074/2017/MP ao Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Conselho Nacional do Ministério Público e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro para a criação e expansão ao Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos - SINALID, a fim de integrar esse sistema nacionalmente unificado. 

Em 2018, com a publicação do Ato n. 595/2018/PGJ, foi criado o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos - PLID, no âmbito do MPSC. 

Em 2019, participamos de quatro reuniões de trabalho no Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília, para tratar da implantação do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (SINALID) em todas as unidades do Ministério Público brasileiro. No mesmo ano, mediante visitas e reuniões, conhecemos o programa SOS Desaparecidos da Polícia Militar em Santa Catarina, com o intuito de estabelecer uma parceria interinstitucional. 

Em 2020, criamos uma aplicação de análise de dados associativa a partir da base de dados da PMSC e da PCSC. Também providenciamos o acesso da PMSC, da PCSC, e da PCISC ao SINALID, de modo a qualificar o enfrentamento às buscas por pessoas desaparecidas. 

 Por fim, em 2021, o MPSC firmou o Termo de Cooperação Técnica n. 021/2021/MP com a PMSC, com o objetivo de fomentar a coleta de informações e o registro dos desaparecimentos ocorridos em Santa Catarina, além de colaborar, mediante a doação de bens, para a estruturação da sede da SOS Desaparecidos, de modo a qualificar o atendimento a familiares de pessoas desaparecidas. As metas do Programa foram atingidas e o Programa foi finalizado.