MPSC adere à campanha Outubro Rosa
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano, indica o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para auxiliar a campanha Outubro Rosa, o Ministério Público de Santa Catarina vai utilizar as redes sociais da Instituição para postar mensagens a fim de reforçar a importância do diagnóstico precoce e de atividades preventivas
O conteúdo dos posts, que já começaram a ser publicados no Facebook do MPSC, foi preparado com o apoio da Gerência de Atenção à Saúde (GESAU), pela Médica do Trabalho Dra. Daiana Julissa Disconzi, após reunião com o Secretário Municipal de Saúde de Florianópolis Carlos Alberto Justus da Silva e equipe, e com base em informações atualizadas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Sociedade Brasileira de Medicina de Família.
Seguindo o que preconizam estes órgãos, a Dra Daiana explica sobre a ampliação dos conteúdos abordados atualmente na Campanha Outubro Rosa, que vão além do câncer de mama, chamando a atenção para situações como câncer de colo de útero, violência contra a mulher e a gravidez na adolescência, por exemplo. "É importante estarmos atentos à saúde da mulher de maneira integral, todos os meses do ano, e o Outubro Rosa vem para lembrar a todos a relevância do tema", explica a médica.
Realizar atividades físicas regularmente; reduzir ou não consumir álcool; manter uma alimentação saudável, são medidas de prevenção do câncer e que podem auxiliar na manutenção da saúde e bem-estar de todos.
Direitos: a lei dos 60 dias
Como forma de combate ao câncer existem leis que garantem aos pacientes diagnosticados o direito a atendimento. A Lei n. 12.732, conhecida como Lei dos 60 dias, garante aos pacientes com câncer a iniciar o tratamento (realização de terapia cirúrgica, radioterapia ou quimioterapia, a depender do caso) em até 60 dias, contados da data do diagnóstico em laudo patológico (exame).
Para levantar o efetivo cumprimento da Lei dos 60 dias em Santa Catarina, a 33ª Promotoria de Justiça da Capital, que possui atribuição de âmbito estadual, instaurou a Notícia de Fato n. 01.2018.00021388-1 e solicitou à Secretaria de Estado da Saúde informações sobre o tempo de atendimento dos pacientes a partir da data do diagnóstico.
Se o seu direito ao tratamento no prazo acima estiver sendo violado, procure a Promotoria de Justiça da sua cidade.
Mulheres do MPSC
Como parte da campanha Outubro Rosa, a Gerência de Atenção à Saúde (GESAU) do MPSC vai intensificar durante o mês atendimento interno para tirar dúvidas e prestar orientações a respeito do tema. E nesta quinta-feira (11/10) acontecerá o "Dia Rosa", no qual todos estão convidados a vestir rosa e a postar uma foto - individual ou em grupo - no seu Facebook ou no seu Instagram com a hashtag #OutubroRosaMPSC.
A área de criação do MPSC também produziu cartazes com base no material técnico desenvolvido pela Médica do Trabalho do MPSC, Daiana Julissa Disconzi, abordando as formas de prevenção e alertas sobre os cuidados permanentes com a saúde para serem expostos nos elevadores da Instituição.
Neste mês, os edifícios da Casa do Barão, do Campo Salles e o anexo do Fórum Eduardo Luz também serão iluminados de Rosa.
ASSISTA A ESTE DEPOIMENTO!
A servidora Karina Mendes de Brito, da Gerência de Sistemas de Informação do MPSC, foi diagnosticada com câncer de mama e quer falar sobre a importância da prevenção e da realização de exames regulares. Em tratamento de saúde há cinco meses, Karina fez duas cirurgias com sucesso e está na chamada fase preventiva.
Últimas notícias
10/03/2026PGJ Vanessa Wendhausen Cavallazzi lota o Salão Nobre da Unochapecó em aula sobre o desafio estrutural do enfrentamento à violência contra a mulher
10/03/2026MPSC propõe estratégia integrada para enfrentar a violência nos estádios
10/03/2026MPSC ajuíza ação para desativar lagoas da CASAN e reparar danos ambientais nas dunas da Lagoa da Conceição
10/03/2026Mãe é condenada por permitir que filha adolescente consumisse bebidas alcoólicas e ainda postar vídeo dela passando mal
10/03/2026Artista firma acordo com o MPSC e produzirá obra em homenagem às vítimas do acidente aéreo de 2016
10/03/2026MPSC inaugura nova sede da Promotoria de Justiça de São José do Cedro
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste