Lançada na ALESC segunda edição de livro do MPSC com Constituição Estadual anotada
Em um painel do Congresso de Direito Constitucional e Legislativo, realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) em comemoração aos 35 anos da Constituição do Estado, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou, na tarde desta sexta-feira (8/11), a segunda edição do livro "Constituição do Estado de Santa Catarina - Anotada com julgados da jurisdição constitucional catarinense". O lançamento da publicação ocorreu no Auditório Deputada Antonieta de Barros, no Palácio Barriga Verde, e contou com a presença de diversos membros do MPSC, além de integrantes dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo e dos participantes do congresso.
O livro traz anotações ao texto constitucional catarinense por intermédio de decisões proferidas pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina relacionadas a ações diretas de inconstitucionalidade. A elaboração é do Centro de Apoio Operacional do Controle de Constitucionalidade (CECCON) do MPSC, com o auxílio da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais. A edição digital pode ser visualizada no site do MPSC.
O painel de lançamento teve a presença do Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano; do Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Antonio Locatelli; do Coordenador do CECCON, Procurador de Justiça Maury Roberto Viviani; e do ex-Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Desembargador João Henrique Blasi.
Data histórica
Para o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, a obra nos revela os desafios e perspectivas futuras, pois o controle de constitucionalidade está intimamente relacionado às mudanças sociais, políticas e tecnológicas que impactam o Direito Constitucional e a sociedade em geral. "Esse olhar para o futuro é essencial para garantir que o sistema jurídico-político se desenvolva e evolua sem descurar da realização dos valores constitucionalmente estabelecidos", afirmou.
O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Antonio Locatelli, lembrou que a primeira edição do livro foi coordenada pelo Procurador de Justiça Gilberto Callado de Oliveira e lançada em 2007. "O lançamento da segunda edição coincidiu agora com a edição comemorativa dos 35 anos da Constituição e durante todo esse lapso temporal foi necessário fazer uma nova verificação, um novo estudo e atualização desses julgados recentes", assinalou.
Na sequência, Locatelli reforçou a importância do trabalho do Tribunal de Justiça e do Ministério Público pela constitucionalidade. "O nosso Tribunal de Justiça trabalhou de forma incansável, não só atualizando algumas normas da própria Constituição Estadual, mas principalmente frutos de ações diretas questionando leis municipais que afrontavam a nossa Constituição Estadual. Esse trabalho contínuo dos Promotores da constitucionalidade é muito importante e Santa Catarina é um dos poucos estados do país onde o Promotor de Justiça pode exercer essa atuação", afirmou.
Últimas notícias
16/04/2026MPSC questiona constitucionalidade de lei municipal sobre voluntários na segurança pública de Florianópolis
16/04/2026Vereador de Brusque é condenado por falsidade ideológica e uso de documento falso
16/04/2026Espetacularização das gravações audiovisuais de audiências é tema de palestra de Carlos Renato Teive em Encontro Nacional do CEDAMP
16/04/2026Homem denunciado pelo MPSC por atacar a companheira com um martelo em Lages é condenado por tentativa de feminicídio
16/04/2026MPSC emite recomendações para que Município de Porto União adote medidas para regularizar gestão ambiental
16/04/2026Alexandre Carrinho Muniz lança obra sobre vítimas no Tribunal Penal Internacional
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste