Daniel Paladino, Francisco de Paula Fernandes Neto, Vânia Augusta Cella Piazza, Luis Eduardo Couto de Oliveira Souto, Assis Marciel Kretzer e Joubert Odebrecht foram empossados como Procuradores de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (5/12) em uma sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do MPSC e foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano.
O termo de posse foi lido pelo Secretário do Colégio de Procuradores de Justiça, Felipe Martins de Azevedo. Depois da assinatura e do juramento dos empossados, o Procurador de Justiça Eduardo Paladino fez o discurso de boas-vindas aos novos integrantes em nome do Colégio de Procuradores.
"É dia de celebrarmos a ascensão e o coroamento das carreiras de seis colegas que chegam ao segundo grau após uma trajetória brilhante, trabalhando de modo árduo, dedicado, sério, responsável e com verdadeiro amor à Instituição que abraçaram", disse.
Paladino falou sobre os desafios do segundo grau. "Os senhores terão [desafios] tanto no plano interno, como integrantes do Colégio de Procuradores, discutindo e ajudando a definir os melhores rumos para a nossa Instituição, como na atuação junto ao Tribunal de Justiça do Estado, emprestando a larga experiência adquirida para o necessário reforço. E todos os senhores, estimada e estimados colegas, com energias agora renovadas, ainda muito têm a contribuir para os propósitos da nossa Instituição e os anseios da sociedade. Temos a plena convicção de que estão, todos, muito bem preparados para o enfrentamento dessas graves responsabilidades, pois detentores de vasto conhecimento técnico, experiência, sabedoria e humildade", disse.
Ao finalizar, Paladino lembrou que "quem não luta para o futuro que quer acaba ficando com o futuro que vier. O começo é sempre hoje. Então, como bem disse Caio Fernando Abreu, jornalista e escritor gaúcho, "que comece agora, e que seja permanente essa vontade de ir além daquilo que me espera". "Em nome do egrégio Colégio de Procuradores do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, sejam todos muito bem-vindos", disse ao encerrar seu discurso.
Discurso dos novos Procuradores de Justiça
Em seguida, todos os novos Procuradores de Justiça falaram sobre esse momento especial. O primeiro a falar foi o recém-empossado Procurador de Justiça Joubert Odebrecht. "Hoje, ao tomar posse no cargo de Procurador de Justiça, renovo o mesmo projeto que me impulsionou ao dar início à carreira de Promotor de Justiça, já que penso que continuo no mesmo caminho", afirmou.
Joubert tomou posse no MPSC em 1996. Passou pelas Comarcas de Abelardo Luz, Xanxerê, São Lourenço do Oeste, Curitibanos, Blumenau e Florianópolis. "Lá se foram 28 anos. Nesse tempo, pude evoluir não só como Promotor de Justiça, mas principalmente como pessoa, já que tive o privilégio de vivenciar muitas dificuldades, frustrações e algumas alegrias profissionais", disse.