Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lança no dia 25 de fevereiro o livro "Linchamento de Chapecó 1950: transcrição do processo-crime 183/1950". A obra já foi lançada em Florianópolis, durante as comemorações do Dia Nacional do Ministério Público no ano passado. Agora, o lançamento será em Chapecó, cidade em que o crime ocorreu. O evento acontecerá na Humana Sebo e Livraria. 

A obra foi organizada pelo Promotor de Justiça Eduardo Sens dos Santos com o Setor de Memorial, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CAEF) do MPSC. O livro foi publicado pela editora Argos, da Unochapecó, e conta também com uma versão digital. Acesse aqui. 

A publicação tem o objetivo de relembrar o emaranhado processual de modo fácil, compreensível e direto para não permitir que esses acontecimentos se percam. O linchamento de Chapecó mudou a cultura da região, com uma sociedade antes baseada em oligarquias. A prisão de 71 pessoas, delegado e linchadores, modificou os rumos da cidade do Oeste catarinense e abriu caminhos para a Nova República. 

"Eu me coloquei neste trabalho porque achei, ao conhecer essa história, que nós tínhamos nesse caso um grande ponto de inflexão na cultura catarinense. Até 1950, o que imperava naquela região parecia ser o coronelismo, mas então veio esse grave caso criminal", conta o Promotor de Justiça Eduardo Sens dos Santos, responsável pela transcrição da obra. 

O livro visa também homenagear o Promotor de Justiça responsável pelo caso à época, José Daura, que teve protagonismo notável na condução do caso. Partiu dele a iniciativa de, dez horas depois do crime, pedir reforços ao então Procurador-Geral de Santa Catarina, medida essencial para a abertura do inquérito. "Foi um período muito difícil e trabalhoso, a repercussão não só do linchamento, mas também do ambiente que se criou na cidade. Isso deu um transtorno enorme, não só processual como societário. Porém, não esperava que esse trabalho desse tanta repercussão, pois não houve nada de anormal, além do cumprimento da obrigação de um Promotor de Justiça e do Ministério Público", relatou o agora ex-Procurador-Geral de Justiça José Daura durante o lançamento em Florianópolis. 

SERVIÇO 

O quê:

Lançamento do livro ¿Linchamento de Chapecó 1950: transcrição do processo-crime 183/1950¿ 

Quando: 

25 de fevereiro de 2023, sábado, às 15 horas 

Onde: 

Rua Marechal Bornmann, 82D, Centro, Chapecó. Edifício da Humana Sebo e Livraria.