Post

O jornalista André Trigueiro falará sobre as relações entre o meio ambiente e a pandemia de covid-19 na próxima edição do Webinars MPSC/CEAF, projeto do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que debate informações de interesse público por meio de transmissões ao vivo. A palestra será transmitida na sexta-feira (17/7), a partir das 10h30, no canal do MPSC no YouTube.

Referência nacional em jornalismo ambiental, André Trigueiro atua como repórter da TV Globo, editor-chefe do programa "Cidades e Soluções" e comentarista dos programas "Estúdio i" e "Em Pauta", na Globonews, e colunista das rádios CBN (RJ) e Boa Nova (SP), além de ser professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio. Jornalista pós-graduado em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, onde leciona a disciplina "Geopolítica Ambiental", Trigueiro também é autor de vários livros, entre os quais "Viver é a melhor opção: a prevenção do suicídio no Brasil e no mundo" e "Cidades e soluções: como construir uma sociedade sustentável".

O webinar ainda contará com a participação da Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Promotora de Justiça Luciana Cardoso Pilati Polli, que fará a abertura e a mediação das perguntas, as quais poderão ser enviadas por meio de chat. Para participar não é necessária inscrição prévia, bastando acessar o canal do MPSC no horário da live.

O evento busca conscientizar a população sobre a relação de interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta. Para isso, serão abordados tópicos como desmatamento, crise hídrica, deficiência de saneamento básico, desordenamento territorial das cidades e risco de flexibilização de normas ambientais.

Webinars MPSC/CEAF

 A transmissão faz parte do projeto Webinars MPSC/CEAF, que tem como objetivo abordar temas de interesse público de forma objetiva, dinâmica e interativa por meio de transmissões ao vivo voltadas ao público externo e interno da instituição. A iniciativa é uma realização do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) em parceria com os Centros de Apoio Operacionais do MPSC, contando, ainda, com apoio da Escola Nacional do Ministério Público (ENAMP). 

Essa é a quarta edição do projeto, que já contou com webinars sobre contratações públicas durante a pandemia, desafios da educação neste período e atuação do MPSC no acompanhamento da política pública de enfrentamento da pandemia.