Desafio 2: Avanços na Gestão Patrimonial do MPSC

Introdução:

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), defensor da sociedade catarinense, trabalha incansavelmente para preservar direitos essenciais e promover a ordem jurídica. Presente na maioria das cidades do estado, o MPSC é composto por 111 Comarcas, 496 membros (entre promotores e procuradores), 1.718 servidores e 1.543 estagiários, somando 3.757 profissionais. A Coordenadoria de Logística, por intermédio da Gerência de Patrimônio (GEPAT), é responsável por todo o ciclo de vida do bem permanente dentro da instituição (cadastramento, armazenamento, atualização da localização, incorporação e desfazimento - desde computadores, mesas e cadeiras até equipamentos como ar-condicionado. O inventário de mais de 75.000 itens é conduzido anualmente pela GEPAT, visando prestar contas à sociedade, cumprir o Ato 23/2010/PGJ, o Manual do ordenador de despesas do CNMP e a Lei 4320/64, assegurando a funcionalidade das áreas do MP.

Situação:

A Gerência de Patrimônio do MPSC lida com o inventário anual de mais de 75 mil bens, majoritariamente compostos por mobiliário e equipamentos de tecnologia. Destes, aproximadamente 4.399 itens ainda estão por serem localizados. O desafio de gerenciamento é ampliado devido à atuação da instituição em mais de 180 localidades em Santa Catarina, a equipe restrita da GEPAT consegue disponibilizar apenas quatro dos seus servidores para esta finalidade, os quais acumulam ainda as outras demandas já existentes na Gerência, e às resistências culturais internas. Embora tenha havido uma tentativa de atribuir a tarefa de inventário aos servidores locais, tal estratégia resultou em um aumento de itens não localizados e requereu verificações adicionais por parte da GEPAT. Além disso, a comunicação no que diz respeito à transferência ou manutenção de bens carece de procedimentos claros e estruturados. A GEPAT, ao tentar implementar tecnologias como RFID, encontrou dificuldades, dentre as quais se inclui, por exemplo, a proximidade geográfica entre as salas de diferentes setores ou promotorias.

Problemática:

A despeito de esforços contínuos, o MPSC enfrenta obstáculos na gestão patrimonial.

Ao longo da última década, a Gerência sempre teve dificuldade na finalização do inventário dentro do prazo estabelecido. Além disso, existem barreiras de comunicação entre departamentos e falta de servidores. A ausência de tecnologias avançadas e a falta de integração entre os sistemas utilizados também dificultam a conquista da eficiência desejada.

Implicação:

Uma gestão patrimonial inadequada expõe o MPSC a desafios como falta de transparência, ineficiências operacionais e inconsistências na prestação de contas. Tais desafios podem acarretar no descumprimento de normativas legais relacionadas aos bens públicos 

Necessidade:

Estamos em busca de soluções que aprimorem a gestão patrimonial do MPSC. A solução ideal deverá proporcionar processos mais ágeis e estruturados e permitir que a gerência tenha um inventário em tempo real, integrado aos sistemas Zabbix (focado em localização de equipamentos de informática),  SGA (sistema de gestão administrativa, incluindo todos os módulos) e Qlik Sense (painéis com indicadores que auxiliam no inventário). O objetivo final é garantir uma gestão patrimonial mais eficiente, transparente e em conformidade com as regulações do setor público e, especialmente, do MPSC.

O que esperamos:

¿ Automação no levantamento dos bens  e rastreamento de ativos.

¿ Integração entre diferentes unidades e localizações geográficas.

¿ Soluções baseadas em tecnologias emergentes, como IoT, RFID e Inteligência Artificial, para melhor rastreabilidade e segurança.

¿ Melhoria de processos.

¿ Integração entre os sistemas utilizados.

Nosso objetivo é revolucionar a gestão patrimonial do MPSC, tornando-a mais eficiente e adaptada às demandas atuais. Esperamos, assim, proporcionar uma melhoria significativa no processo de inventário de bens permanentes da instituição.

Palavras-chave:

Inovação Patrimonial, Gestão Moderna, Transparência, Automação de Processos, Integração Interdepartamental, Business Intelligence, RFID, IoT.