
O MP ZELA PELOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
O Ministério Público tem a atribuição de zelar pelos direitos de quem ainda não completou 18 anos. Na linguagem jurídica, diz-se que o Ministério Público é o curador da infância e juventude.
Isso, na prática, significa que, quando a família, o Estado ou a sociedade ameaçam ou lesionam direito de criança ou de adolescente, deve o Promotor de Justiça da área da Infância e Juventude intervir, fazendo cessar a ameaça ou lesão.
Do mesmo modo, o Ministério Público tem legitimidade para adotar as medidas legais em razão da conduta do adolescente, sempre que, em razão do seu comportamento, estiver em situação de risco ou vulnerabilidade.

PROTEGER É DEFENDER O MAIS FRÁGIL
O papel do Ministério Público na defesa dos direitos da criança e do adolescente não pode ser confundido com superproteção ou concessão de privilégios. O princípio da proteção integral da criança e do adolescente tem como fundamento a situação de vulnerabilidade típica da pessoa em desenvolvimento, estando previsto na legislação brasileira.
A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente outorgaram ao Ministério Público a responsabilidade por lutar pelos interesses de crianças e de adolescentes junto ao Poder Público - exigindo o acesso à educação e o atendimento à saúde, por exemplo - e até mesmo no âmbito privado e familiar - como na partilha de bens em heranças.
AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS VISAM A RECUPERAÇÃO DO ADOLESCENTE
O ato infracional é a conduta de um adolescente que pode ser descrita como crime ou contravenção. Nesses casos, o Ministério Público apura os fatos e responsabiliza o autor com a medida socioeducativa apropriada, com o rigor proporcional ao ato praticado e ao contexto que o originou.
Também é atribuição do Promotor de Justiça fiscalizar e cobrar do poder público os serviços estruturados para o cumprimento adequado da medida socioeducativa. Quando uma criança (menor de doze anos de idade) infringe a lei, o caso é levado ao Conselho Tutelar.

VÍDEOS
Novas Regras para Adoção
Como o MP combate a evasão escolar
Adolescente em Conflito com a Lei
Quando um adolescente comete um crime, independentemente de sua gravidade, este é chamado de ¿ato infracional¿. Depois de investigado pela Polícia, que certifica a prática do ato, é aberto um processo, no qual o MPSC tem o papel de estabelecer a medida socioeducativa mais adequada para a situação. O novo vídeo do Promotor Responde explica de que forma os adolescentes respondem pelos seus atos e como são definidas as medidas socioeducativas.
PUBLICAÇÕES
governamentais, também trabalha na capacitação e disseminação de conhecimento sobre o
atendimento à criança e ao adolescente. Conheça algumas de nossas publicações.

O aluno com deficiência e o ensino regular

Manual do Sistema Apoia Online

Navegar com Segurança na Internet

Bullying, isso não é brincadeira!
ENCONTRE A PROMOTORIA DE JUSTIÇA MAIS PRÓXIMA
Em todas as comarcas há um Promotor ou Promotora de Justiça responsável por defender os Direitos do Consumidor