Participe da consulta pública para validação do Protocolo de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência
O Protocolo PISC é um instrumento teórico e prático referencial para a elaboração das políticas municipais de proteção à pessoa idosa em Santa Catarina. Segundo a Coordenadora-Adjunta do CDH, Promotora Lia Nara Dalmutt, além de ser uma referência para as (os) profissionais, o Protocolo PISC irá contribuir para a qualificação do atendimento à pessoa idosa em situação de violência, evitando a revitimização da pessoa idosa e o retrabalho da Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência de Santa Catarina (Rede PISC). A criação deste instrumento surgiu, no âmbito de Santa Catarina, "com a necessidade de reestruturação das atuais estratégias de atenção à pessoa idosa em situação de violência e, tem como finalidade servir de referência para a implantação do atendimento integral e humanizado à pessoa idosa em situação de violência na rede municipal", justifica Lia.
A Promotora Lia Nara Dalmutt também explica que a Consulta Pública é uma forma importante de ouvir a sociedade e obter contribuições para a construção do Protocolo PISC. Com a Consulta Pública, busca-se legitimar a participação social no processo de elaboração deste Protocolo, de modo que as pessoas idosas, as (os) profissionais da Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência de Santa Catarina (Rede PISC) e a sociedade em geral conheçam seus termos, apresentem suas sugestões e críticas, para tornar o Protocolo PISC e o Formulário de Proteção à Pessoa Idosa em Situação de Violência de Santa Catarina (Formulário PISC) acessíveis e práticos no atendimento à pessoa idosa em situação de violência.
O intuito da Consulta Pública é oportunizar especialmente às pessoas idosas e às (aos) profissionais que prestam atendimento a esse público a participação no processo de construção de políticas públicas, garantindo-se a intersetorialidade, o atendimento humanizado e qualificado da pessoa idosa em situação de violência na Rede PISC.
Para participar é simples : basta acessar o questionário, responder às perguntas e deixar sua sugestão. A participação é voluntária e aberta a todas as pessoas; além disso, a confidencialidade das informações e o anonimato das pessoas participantes são garantidos. A Consulta Pública ficará disponível entre os dias 15 de março e 15 de abril de 2021. Após esse prazo, o CDH irá reunir um grupo de trabalho para analisar as respostas e realizar alterações de aperfeiçoamento ao Protocolo PISC e ao Formulário PISC.
O Protocolo PISC é um documento elaborado pelo CDH, sob a Coordenação do Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, a Coordenação-Adjunta da Promotora Lia Nara Dalmutt e o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça.
Rádio MPSC
Ouça o boletim com entrevista da Promotora de Justiça Lia Nara Dalmutt.
Podcasts - As entrevistas da rádio em formato de podcast também são disponibilizadas nas plataformas Spotify e Apple. Clique aqui e acesse.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste