MPSC sedia reunião presencial do CONAFAR
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) sediou na tarde de hoje (6/12), em Florianópolis, a reunião presencial do Comitê Permanente Nacional de Fomento à Atuação Resolutiva no Ministério Público (CONAFAR). O comitê tem o objetivo de direcionar as ações relacionadas à implantação da Política Nacional de Fomento à Atuação Resolutiva no Ministério Público brasileiro.
Na reunião, os membros avaliaram as atividades do ano e elaboraram o plano de trabalho para 2024. O encontro foi conduzido pelo conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Antonio Edílio Magalhães Teixeira.
Este é um grupo que gosta do que faz. Eu acho que a primeira coisa para ser resolutivo é gostar do que se faz. A resolutividade é uma bandeira do Ministério Público. Temos certeza de que a resolutividade é um grande trabalho potencial que temos para fazer, disse o conselheiro.
O comitê destacou entre as principais iniciativas o protocolo de atuação sobre a instalação, estruturação e parametrização dos núcleos permanentes de autocomposição dos MPs. Esse protocolo foi elaborado pelo CONAFAR e está atualmente em discussão no Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União e com os demais núcleos.
Além disso, o comitê participou de vários eventos de fomento à resolutividade, principalmente no âmbito da autocomposição e, especialmente, em conjunto com a unidade nacional de capacitação do CNMP, de eventos e reuniões da rede autocompositiva que congrega todos os núcleos de autocomposição dos MPs do país.
O conselheiro eleito do CNMP Fernando da Silva Comin foi convidado pelo conselheiro Antonio Edilio Magalhães Teixeira para participar do encontro.
A reunião antecede o 1° Seminário de Nacional sobre Atuação Resolutiva do Ministério Público. O evento é promovido pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do MPSC, em conjunto com o CONAFAR e a Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público, ambos do CNMP. O foco do evento é reafirmar a cultura institucional da resolutividade como padrão ético e jurídico de atuação dos membros do MP brasileiro. A programação se inicia às 9 horas desta quinta-feira em Florianópolis.
Últimas notícias
24/12/2025Réus são condenados em Mondaí por matar um homem e abandonar corpo na calçada
23/12/2025Operação “Não se mexe”: Promotoria de Justiça recorre para converter tornozeleira em prisão preventiva de suspeito de desvio milionário em Joaçaba
20/12/2025MPSC questiona trecho da Lei que aumentou os salários dos Secretários Municipais de Joinville
20/12/2025Atuação da Promotoria de Justiça resulta em operação policial contra investigado por desvio milionário em Joaçaba
19/12/2025MPSC encerra 2025 com atuação ampliada na defesa da sociedade catarinense
19/12/2025MPSC obtém decisão que impõe prazo para implementação efetiva do Cadastro Ambiental Rural em Santa Catarina
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil