MPSC participa da sessão especial dos 35 anos da Constituição do Estado de Santa Catarina
Rádio MPSC
Ouça o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Antonio Locatelli e o ex-Procurador-Geral de Justiça do MPSC e Conselheiro Nacional do Ministério Público, Fernando da Silva Comin.
A Constituição do Estado de Santa Catarina foi promulgada em 5 de outubro de 1989, um dos momentos considerados mais determinantes para o fortalecimento da democracia estadual e nacional. Presente na sessão especial, o Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Fábio de Souza Trajano, cedeu lugar à mesa de autoridades ao Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli, filho do deputado constituinte Nelson Carlos Locatelli, um dos homenageados.
O deputado constituinte Mário Cavallazzi, pai das Promotoras de Justiça Vanessa Cavallazzi e Júlia Cavallazzi, também foi homenageado, assim como o deputado constituinte Martinho Herculano Ghizzo, tio do Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto.
Os deputados constituintes receberam uma Comenda do Legislativo e uma réplica fiel da Carta Magna de 1989. "Tivemos uma sessão histórica na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em comemoração aos 35 anos da nossa Constituição, a carta que assegura os direitos fundamentais dos catarinenses e que define a forma de organização do Estado. A homenagem vai deixar gravada na história da Assembleia Legislativa e de Santa Catarina essa data tão importante para os catarinenses", afirmou o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano.
A sessão especial foi presidida pelo presidente da Alesc, Mauro De Nadal, e contou com a participação do Governador Jorginho Mello; do 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo; da presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta; do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), Conselheiro Herneus de Nadal; do Prefeito em exercício de Florianópolis, João Cobalchini; do Presidente da União dos Legisladores e dos Legislativos Estaduais (Unale), Deputado Estadual Sérgio Aguiar, do Ceará, entre outras autoridades e convidados.
Para o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Antonio Locatelli, foi simbólica a participação do Ministério Público na celebração. "Testemunhar o resgate histórico de todo esse trabalho que foi feito na virada dos anos 80 com anos 90 e saber que hoje essa Constituição está consolidada e, cada vez mais, vem sendo aperfeiçoada, até mesmo com o trabalho do Ministério Público nas ações diretas de inconstitucionalidade feitas não só pelo Procurador-Geral, mas também pelos Promotores de Justiça em cada Comarca, é muito gratificante", pontuou.
O ex-Procurador-Geral de Justiça do MPSC e Conselheiro Nacional do Ministério Público (CNMP), Fernando da Silva Comin, também participou da sessão. "Essa é uma homenagem ao povo catarinense, às instituições, à história da construção do documento político em cujas bases se ergueu esse gigante que é o Estado de Santa Catarina. Momento belíssimo, homenagens maravilhosas surgiram aqui e demonstram a importância de relembrarmos e mantermos viva a memória para não deixar se apagar a nossa história", elogiou.
Na programação de celebração dos 35 anos da Constituição de SC, o Ministério Público catarinense participa também da programação do Congresso de Direito Constitucional e Legislativo, na Alesc, que começou na manhã desta quinta-feira, 07/11.
Na manhã de sexta-feira (8/11), a partir das 9h30min, o Promotor de Justiça Carlos Renato Silvy Teive fará uma palestra sobre o Ministério Público e a proteção de dados pessoais. O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, com o ex-Procurador-Geral de Justiça e Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público Fernando da Silva Comin e o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, abrirão a tarde às 14h de sexta-feira com um painel sobre o Ministério Público intitulado "Segurança jurídica hoje".
Ainda na sexta-feira, será lançada a segunda edição do livro "Constituição do Estado de Santa Catarina - Anotado com julgados da jurisdição constitucional catarinense", elaborado pelo Ministério Público de Santa Catarina. O lançamento ocorre às 15h30min, na Alesc, durante o Congresso de Direito Constitucional e Legislativo.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente