MPSC, CGE e TCE firmam acordo para auxiliar municípios catarinenses a aprimorar controle e gestão dos recursos públicos
O objetivo do PICM é fomentar a implementação de boas práticas de integridade e governança na atuação dos agentes públicos, estabelecendo mecanismos e procedimentos internos de prevenção e combate à corrupção, desvio de interesse público e ineficiência, com foco na promoção da cultura de integridade para a melhoria da prestação dos serviços públicos.
Com o acordo, os órgãos parceiros irão estimular a adesão dos municípios catarinenses ao PICM, por meio de inscrição e seleção prevista para entre 1º e 16 de junho deste ano e assinaturas de termos de compromisso entre os municípios e os órgãos parceiros até o final do mesmo mês.
Os municípios selecionados para participar do programa terão auxílio para a realização de um diagnóstico dos sistemas de controle e gestão e receberão capacitação técnica e orientações para criação de Programa e Comitê de Integridade e Compliance Municipal, para a institucionalização dos canais de ouvidoria e para a regulamentação da Lei de Acesso à Informação.
Além disso, receberão modelos de normas legais, com base no conteúdo programático, e orientados quanto a sua utilização. Terão, ainda, consultoria e acompanhamento junto aos municípios quanto à execução do PICM e, ao final, avaliação dos resultados alcançados.
Para o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Antonio Locatelli, mais importante que o ato de assinatura do acordo é a simbologia de ter essa unidade de instituições para contribuir para que os princípios da administração pública sejam cumpridos pelos entes municipais. ¿E tem sido cada vez mais importante que os órgãos envolvidos possibilitem esse caráter preventivo e de orientação, e não só punitivo¿, completou
O Presidente do TCE, Herneus João de Nadal, destacou que o termo de cooperação também permite e faz com que as instituições não tenham trabalhos que sejam feitos em duplicidade. ¿Que nós possamos, através do nosso objetivo - que é um -, introduzir para o nosso cidadão resultados, a eficácia, a eficiência e a efetividade, que são fundamentais para o nosso cidadão¿, acrescentou.
Na solenidade de assinatura do acordo de cooperação técnica, o Controlador-Geral do Estado, Márcio Cassol Carvalho, também destacou a importância da parceria interinstitucional. ¿Este é um momento histórico, porque estamos juntando três instituições de Estado que têm como objetivo o interesse público e a boa aplicação do recurso público. Sem controle, não há gestão. E sem integridade, não temos bons gestores¿, finalizou.
Também estiveram persentes na solenidade, entre outros integrantes dos órgãos signatários do acordo, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do MPSC, Promotor de Justiça André Teixeira Milioli; a Diretora de Integridade e Compliance da CGE, Mariza Zikan; e o Vice-Presidente do TCE, José Nei Alberton Ascari.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste