Monte Carlo: Ação do MPSC garante o afastamento de farmacêutico reintegrado de forma irregular para o quadro de efetivos
Uma ação anulatória ajuizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) garantiu o afastamento de um farmacêutico do Município Monte Carlo. O procedimento instaurado pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Fraiburgo mostrou que o profissional pediu exoneração, razão pela qual não poderia ter sido recontratado para o quadro de servidores efetivos. A Justiça, por sua vez, concedeu decisão liminar favorável a ação.
Segundo consta nos autos, em 2012, o réu foi nomeado para o cargo de farmacêutico em caráter efetivo, após ser aprovado em concurso público. No ano seguinte, ele entrou em um período de licença sem vencimentos, e o Município passou a contar com apenas um profissional da área.
Diante das dificuldades para atender as demandas da população, solicitou-se o retorno de Anderson para a função. O Departamento de Recursos Humanos fez a convocação após 16 meses de afastamento, mas o réu recusou-se a voltar ao trabalho e pediu exoneração do cargo.
Porém, em 2019, o réu apresentou um pedido de reconsideração, alegando que houve um equívoco e que a exoneração era nula, pois não havia sido solicitada por ele. As investigações levam a crer que o documento original, ou seja, o pedido de exoneração, foi substituído ilegalmente por um requerimento pautado na continuidade da licença sem vencimentos. Esses fatos estão sendo apurados pela Polícia Civil.
O réu chegou a ser contratado de forma temporária e emergencial para o mesmo cargo. O Processo Administrativo de Reintegração para o quadro de efetivos foi iniciado em 30 de março de 2020 e concluído três dias depois, com a Prefeita Municipal declarando a nulidade do ato de exoneração e reconduzindo o réu para a função.
No mesmo ano, o MPSC instaurou um inquérito civil para apurar eventuais irregularidades na reintegração, e as investigações conduziram para o ajuizamento da ação anulatória em tutela de urgência. Da análise dos documentos anexos, especialmente do parecer do controle interno do município de Monte Carlo, é possível verificar inúmeras obscuridades no ato de reintegração do servidor, ora réu, diz a ação.
O não cumprimento da determinação judicial acarretará no pagamento de uma multa diária de mil reais, limitada a R$ 50 mil. Cabe recurso da decisão.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente