Evento do MPSC discute desafios da Política Nacional do Meio Ambiente desde a sua implementação
Na manhã desta terça-feira (15/6), o Centro de Apoio do Meio Ambiente (CME) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) promoveram o evento on-line "40 anos da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente", via Microsoft Teams. O encontro foi feito em parceria com o grupo de pesquisa em Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco, da Universidade Federal de Santa Catarina (GPDA/UFSC), e recebeu convidados para debater os avanços e os desafios da Política Nacional do Meio Ambiente desde a sua implementação.
Já na abertura, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Alexandre Estefani, ressaltou o papel fundamental do Ministério Público na proteção do meio ambiente em Santa Catarina. Da mesma forma, a Promotora de Justiça Luciana Cardoso Pilati Polli, Coordenadora do Centro de Apoio do Meio Ambiente, reforçou a importância da Lei n. 6.938/81 para o Direito Ambiental brasileiro.
Em seguida, o evento contou com palestras das Procuradoras de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul Ana Maria Moreira Marchesan e Silvia Cappelli. Marchesan abordou a proibição do fato consumado em matéria ambiental e relacionou os perigos de sua admissão na prática. De acordo com ela, "a aceitação do fato consumado fragiliza a autoridade do Promotor de Justiça, desmoraliza o Estado de Direito e pode importar em enriquecimento ilícito".
Já a palestra de Cappelli tratou do licenciamento ambiental. A Procuradora de Justiça do MPRS assinalou o retrocesso que o Projeto de Lei n. 2159/2021 significa, uma vez que busca estabelecer a Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC) como regra, prejudicando de forma grave a fiscalização ambiental. Além disso, ressaltou que "outro problema desse PL é que o projeto elege outras tipologias que simplesmente não farão licenciamento", incluindo setores como o agropecuário e as estações de tratamento de esgoto, conhecidos por terem grande impacto ambiental.
Por fim, o evento contou com a experiência e o conhecimento em relação à matéria da Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Gladys Afonso, e do professor José Rubens Morato Leite, titular dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. A conversa foi mediada pela Coordenadora do CME.
Durante o debate, Gladys Afonso chamou atenção para os desafios do Ministério Público em Santa Catarina, principalmente em relação aos riscos de flexibilização do licenciamento ambiental, que sempre existiram. "Esse Estado sempre tentou avançar de forma negativa nas questões de licenciamento ambiental", contou.
Já o professor Morato Leite reforçou a importância de um Direito sistêmico, conectado com outras áreas do conhecimento, como a Geografia e a Tecnologia. Para ele, "os mecanismos de comando e controle ficam potencializados pelo uso de mapas, cartografias e pelo SIG, o Sistema de Informações Geográficas", e esse é o caminho que deve ser seguido pela legislação ambiental.
Para a Coordenadora do Centro de Apoio do Meio Ambiente, a Promotora de Justiça Luciana Cardoso Pilati Polli, o evento foi muito positivo. "As exposições e os debates trouxeram temas relevantes e enriquecedores, confirmando que um dos grandes desafios do Ministério Público e da sociedade é 'dar voz' ao meio ambiente, cuja proteção é imprescindível".
O evento foi gravado e também contou com perguntas do público. Para acessar a gravação, basta acessar o portal do CEAF, clicar em "Conteúdo Livre" e, depois, na seção "MP Reprise" .
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste