Em evento estadual, integrante do MPSC fala sobre a necessidade de estudo técnico socioambiental para áreas e núcleos urbanos
O Subprocurador-Geral para assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli, participou nesta quarta-feira, 27/9, do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina. O representante do MPSC palestrou sobre o Conceito de Área Urbana Consolidada diferenciado do Conceito de Núcleo Urbano Informal Consolidado.
O subprocurador Locatelli enfatizou a necessidade dos diagnósticos socio ambientais para os fins das Leis 13.465/17 e 14.285/21. O Núcleo urbano informal consolidado não é sinônimo de área urbana consolidada. AUC necessita estar incluída no perímetro urbano ou em zona urbana pelo plano diretor ou lei municipal própria, o núcleo urbano informal consolidado não defendeu Locatelli.
Para ser considerada uma área urbana consolidade é preciso que atenda a no mínimo dois equipamentos de infraestrutura urbana como esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais, limpeza e coleta de lixo e distribuição de energia elétrica e iluminação pública.
O Ministério Público de Santa Catarina defende que haja um estudo socioambiental em cumprimento a ambas as leis e que este possa definir diagnósticos e prognóstico referentes a situação da área ou núcleo. A palestra do Subprocurador-Geral para assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli fez parte do evento COMAC-SC, promovido pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina, focado nas questões de inovação, sustentabilidade e gestão eficiente das cidades.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste