Comitê Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação volta a se reunir
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) promoveu na tarde desta quinta-feira (12/8) uma reunião virtual do Comitê Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação para debater ações que dão seguimento ao processo articulado e coordenado do monitoramento dos planos de educação e de avanço da política pública educacional em Santa Catarina.
Na reunião, foi feita uma apresentação preliminar do painel "Gestão democrática da educação: escolha dos dirigentes das unidades escolares", que acompanha a Meta 19 prevista no Plano Nacional de Educação. Antes de ser disponibilizado à sociedade, o que deve ocorrer em 30 dias, o painel passará por avaliação dos integrantes do Comitê Estratégico.
A apresentação foi feita pelo conselheiro-substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e coordenador do Projeto TCE Educação, Gerson dos Santos Sicca, que mostrou as funcionalidades e dados presentes no painel eletrônico construído a partir de uma pesquisa realizada na legislação do estado e dos municípios catarinenses e no Censo Escolar 2020.
No painel, construído pelo TCE e pelo Ministério Público de Contas, estão presentes dados como o perfil dos gestores das escolas estaduais e municipais, por região, por município e até de cada escola, e os requisitos legais para acesso aos cargos em cada ente público, como ser servidor de carreira, nível educacional etc.
O Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPSC, Promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega, destacou que "é importante que este debate avance para a atualização das leis municipais para termos critérios técnicos e a participação da comunidade escolar na escolha dos gestores".
Na reunião do Comitê, que ocorre trimestralmente, ainda foram apresentadas as atividades desenvolvidas pelos subgrupos de trabalho "Pacto pela Aprendizagem" e "Indicadores de Qualidade" e tratados de temas como o levantamento dos municípios que contam com psicólogos e assistentes sociais na rede municipal de educação e projeto de lei sobre rateio do ICMS.
O Comitê
Criado em 2019 a partir de um termo de cooperação técnica assinado pelo MPSC, pelo TCE, pelo Ministério Público de Contas, pelo Governo do Estado e por representantes dos municípios e outras entidades educacionais de Santa Catarina, o comitê tem se reunido periodicamente para fomentar, monitorar e executar os planos de educação em Santa Catarina. A próxima reunião do Comitê Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação foi agendada para o mês de novembro.
Veja quem integra o Comitê Estratégico
- Governo do Estado de Santa Catarina
- Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)
- Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)
- Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC)
- Ministério Público de Contas (MPC-SC)
- Secretaria de Estado da Educação (SED)
- Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
- Federação Catarinense dos Municípios (Fecam)
- União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC)
- Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC)
- Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)
- União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Santa Catarina (Uncme/SC)
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente