Aviso de pauta: Evento nesta terça-feira encerra ciclo de webinars promovidos pelo NUPIA para incentivo à autocomposição
O quarto e último webinar do ciclo promovido pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) será realizado nesta terça-feira (24/11), às 10 horas, em transmissão ao vivo pelo canal do MPSC no YouTube . O evento discutirá técnicas de negociação aplicadas aos acordos de não persecução penal e cível (ANPP e ANPC) e é direcionado aos membros e servidores do Ministério Público.
O seminário virtual será mediado pela Coordenadora Estadual do GEAC, Promotora de Justiça Marina Modesto Rebelo, com participação do Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Segurança Pública (CCR), Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, do Coordenador do GEAC Regional de Lages, Promotor de Justiça Jean Pierre Campos, e do Promotor de Justiça Gilberto Assink de Souza, integrante do GEAC Regional de Lages.
Os três webinars promovidos até o momento discutiram diferentes temáticas, com o objetivo de incentivar boas práticas em diversas áreas da rede de atendimento e do Sistema de Justiça e ampliar a esfera de resolução de conflitos de forma mais célere em todas as áreas de atuação do Ministério Público.
O primeiro deles, realizado no dia 9 de outubro, abordou o tema "Negociação e processos estruturantes: novos horizontes para a tutela coletiva". O segundo, em 20 de outubro, discutiu os "Mecanismos autocompositivos na tutela do meio ambiente". Já o terceiro, promovido no dia 10 de novembro, apresentou desafios e exemplos de sucesso na condução de grupos reflexivos na prevenção de violência doméstica . Todas as edições estão disponíveis no canal do MPSC no YouTube.
Incentivo à autocomposição
A autocomposição é um método de solução de conflitos entre pessoas. Desde que foi criado, em 2017, o NUPIA tem promovido projetos e incentivado a resolução de conflitos por meio de instrumentos como a negociação, a mediação, a conciliação e o processo restaurativo, conforme as diretrizes do Novo Código de Processo Civil e da Resolução n. 118 do Conselho Nacional do Ministério Público.
Serviço
O quê? Webinar do NUPIA: as técnicas de negociação aplicadas aos acordos de não persecução penal e cível (ANPP e ANPC)
Quando? Terça-feira (24/11), às 10 horas
Onde? Canal do MPSC no YouTube
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste