O projeto Webinars MPSC/CEAF está de volta com mais uma palestra que aborda um tema de interesse público de forma objetiva. "Garantia do direito à educação com qualidade social" é o assunto que será apresentado pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) e conselheiro do Conselho Nacional de Educação, Ivan Cláudio Siqueira. O webinar também terá a participação do Coordenador do CIJ, Promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega. 

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) vai apoiar a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE 2022) com a organização e promoção deste Webinar. O Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) organizaram a palestra que é parte da programação das conferências preparatórias do CONAE. 

A transmissão ao vivo é na próxima segunda-feira (6/8), a partir das 16h, pelo canal do MPSC no YouTube. Para participar não é necessário fazer inscrição prévia e a gravação ficará disponível após o evento.  

Acesse o link para assistir 

O evento trata-se de uma conferência preparatória para a Conferência Nacional de Educação (CONAE). A CONAE ocorre a cada quatro anos para monitorar e avaliar a execução dos planos municipais, estaduais e nacional de educação. No caso da CONAE-SC, a organização está a cargo do Fórum Estadual de Educação, do qual o CIJ é parceiro. 

As conferências preparatórias do CONAE têm o objetivo de qualificar e fomentar o debate das conferências municipais. A etapa preparatória é organizada pelo Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina (FEE/SC) com o apoio de instituições parceiras, como o MPSC. O conteúdo apresentado será utilizado como material de apoio para os futuros debates das conferências. 

"As conferências são organizadas pelo Fórum Nacional de Educação, e em Santa Catarina, pelo Fórum Estadual de Educação. O FEE/SC congrega mais de 20 entidades da sociedade civil que atuam na temática e é nosso parceiro no Programa Educação na Meta, que visa monitorar os planos de educação. Para qualificar os debates, são feitas as conferências preparatórias, onde nós discutimos temas específicos que vão fundamentar as discussões nas conferências municipais, estaduais e na nacional", explica Botega. 

O Promotor ressalta que o debate é voltado tanto para a capacitação dos integrantes do MPSC quanto para alimentar o conhecimento da sociedade em geral sobre a questão, devido à importância do tema educação.