Post

O Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural (GPHC), coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), vistoriou três museus no município de Blumenau nesta terça-feira (15/10). No total, 12 instituições públicas e privadas do estado já foram inspecionadas pela força-tarefa, que teve início em setembro.

As vistorias se iniciaram pela manhã no Museu da Hering, mantido pela Fundação Hering e com um acervo de documentos e objetos relacionados à história da marca nacional de roupas. À tarde, foram inspecionados dois museus municipais: o Museu de Hábitos e Costumes, que possui artigos voltados aos modos de viver em Blumenau desde o século XIX, e o Museu da Família Colonial, que conta com um acervo de mais de seis mil peças pertencentes ao fundador e aos colonizadores de Blumenau.

Durante as inspeções foram avaliadas as condições funcionais e operacionais relacionadas à gestão dos museus, assim como questões físicas e estruturais dos prédios e dos acervos. 

Post

Além do Memorial do MPSC, participaram das vistorias representantes do Centro de Apoio Operacional Técnico (CAT) do MPSC, do Conselho Regional de Museologia da 5ª Região PR/SC (COREM), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e do Corpo de Bombeiros Militar.

Até janeiro, mais 10 museus devem receber a inspeção da força-tarefa, totalizando vistoria em 22 museus, nesta segunda etapa. As próximas vistorias ocorrem na próxima semana, em Balneário Camboriú. O cronograma completo pode ser visualizado ao final do texto.



1

  • Representantes do MPSC e demais entidades envolvidas na avaliação física, estrutural, funcional e operacional dos museus visitam as instituições

2

  • A partir dos aspectos observados, cada entidade elabora um relatório na perspectiva de sua área de atuação

3

  • As informações de todos os relatórios são sistematizadas para envio aos Promotores de Justiça titulares da região onde se encontram os museus vistoriados

4

  • Os Promotores de Justiça avaliam os dados e, se necessário, propõem ajustes por meio de recomendações e acordos com os órgãos mantenedores do museu ou ingressam com ações civis públicas para buscar as adequações. 

calendário de vistorias

Fundação Cultural de Balneário Camboriú - Balneário Camboriú - 22/10

Museu da Imagem e Som - Balneário Camboriú - 22/10

Parque Ecológico Raimundo Gonçález Malta - Balneário Camboriú - 22/10

Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (Santur)/Museu de exposição de ossadas indígenas - Balneário Camboriú - 22/10

Museu de História e Arte de Chapecó - Chapecó - 14/1

Museu Antônio Selistre de Campos - Chapecó - 14/1

Memorial Paulo de Siqueira - Chapecó - 14/1

Museu da Colonização de Chapecó - Chapecó - 14/1

Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina - Chapecó - 15/1

Centro de Memória da Cooperalfa/Sicoob Maxicredito - Chapecó - 15/1