O Ministério Público de Santa Catarina utiliza cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar os serviços online.
Respeitando seu direito à privacidade, em breve você poderá fazer a gestão dos cookies por ferramenta própria disponível no site.
Até a implementação da ferramenta, você poderá optar por impedir/modificar esse tratamento por meio das configurações do seu navegador.



O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) promove nesta quarta-feira, 16 de junho, o lançamento oficial do Protocolo de Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina (Protocolo PISC). O Protocolo PISC é um instrumento teórico e prático referencial para a elaboração das políticas municipais de proteção à pessoa idosa em Santa Catarina.  

Para marcar o lançamento do Protocolo PISC, o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH) organizou palestras e um workshop, nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17 de junho, em que serão abordados temas como envelhecimento, desafios do enfrentamento à violência contra a pessoa idosa e o acolhimento a esse público. 

No dia 16, o evento on-line é aberto ao público e será transmitido pelo canal do MPSC no YouTube. A abertura do evento ocorre às 9h30 e seguirá com a assinatura simbólica do termo de cooperação técnica para a implantação e execução do protocolo. 

Às 10h30 haverá a transmissão do relato da modelo internacional Carol Trentini, que recentemente compartilhou em suas redes sociais o golpe sofrido por sua mãe, de 70 anos, que perdeu praticamente todo o dinheiro que possuía em sua conta bancária após um desconhecido se passar pela modelo no aplicativo de mensagens WhatsApp.  

Às 10h45, na palestra "Violência contra a pessoa idosa: desafio do envelhecimento", a pesquisadora e médica geriatra Karla Cristina Giacomin falará sobre os desafios do envelhecimento e tirará dúvidas sobre o tema. A palestrante, além de médica geriatra, é doutora em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, vice-presidente do International Longevity Centre Brazil e consultora da OMS para Políticas Públicas e Envelhecimento.

Segundo dia será destinado a estudos e capacitação

Na quinta-feira, o evento é restrito a Procuradores, Procuradoras, Promotores e Promotoras de Justiça e a programação é dedicada ao aperfeiçoamento dos servidores do MPSC que atuam na área dos direitos dos idosos. 

Às 9h30, o Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência e Coordenador-Auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Cidadania do Ministério Público do Estado do Ceará, Alexandre Alcântara, abordará o tema "Os desafios para a atuação do Ministério Público no enfrentamento da violência contra a pessoa idosa".  

Em seguida, a Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Psicologia Carmen Leontina Ojeda Ocampo More irá ministrar a palestra "Acolhimento e intersetorialidade na prevenção e enfrentamento da violência contra as pessoas idosas". 

Para finalizar o evento, será promovido um workshop que irá tirar dúvidas e explicar o Protocolo de Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina. 

Para acompanhar o lançamento do Protocolo PISC e as palestras, não é necessário fazer inscrição. Basta acessar os links nos horários do evento ou pesquisar pelo canal do MPSC no YouTube. Novamente, na quarta-feira (16/6) as palestras são abertas ao público e, na quinta-feira (17/6), o evento é restrito aos Procuradores, Procuradoras, Promotores e Promotoras de Justiça do MPSC para o aperfeiçoamento de sua atuação na defesa dos direitos da pessoa idosa.  


Programação 

16 de junho (quarta-feira, aberto ao público) 

9h30 - 10h: Abertura do evento 

10h - 10h30: Assinatura simbólica do termo de cooperação técnica para implantação e execução do Protocolo de Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina

10h30 - 10h45: Transmissão do relato de uma situação de violência contra pessoa idosa e a necessidade de desenvolvimento de ações de proteção

Convidada: modelo internacional Carol Trentini 

10h45 - 11h30: Violência contra a pessoa idosa:  desafio do envelhecimento 

Palestrante: Karla Cristina Giacomin, Médica geriatra, doutora em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, vice-presidente do International Longevity Centre Brazil e consultora da OMS para Políticas Públicas e Envelhecimento. 

17 de junho (quinta-feira, restrito a membros do MPSC) 

9h30 - 10h: Os desafios para a atuação do Ministério Público no enfrentamento da violência contra a pessoa idosa 

Palestrante: Alexandre Alcântara, Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência e Coordenador-Auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Cidadania do Ministério Público do Estado do Ceará

10h - 10h30: Acolhimento e intersetorialidade na prevenção e enfrentamento da violência contra as pessoas idosas 

Palestrante: Carmen Leontina Ojeda Ocampo More, Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina

10h30 - 11h30: Workshop "Protocolo de Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina"