GAECO deflagra Operação "Rede Oculta" no Extremo-Oeste catarinense
Na manhã dessa segunda-feira, (16/5), em investigação instaurada pela 4ª Promotoria de Justiça de São Miguel do Oeste, o Núcleo Regional do GAECO em São Miguel do Oeste deflagrou a operação "Rede Oculta", que visa desarticular uma organização criminosa voltada a prática de crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. A operação contou com o apoio dos Núcleos Regionais do GAECO do Paraná em Cascavel e Francisco Beltrão.
Estão sendo cumpridos 21 mandados busca e apreensão nas Comarcas de São Miguel do Oeste, Anchieta, Cascavel e Francisco Beltrão. Foram presas em flagrante duas pessoas, por posse de arma de fogo de uso permitido e posse de arma de fogo com numeração suprimida. Também foram apreendidos valores em espécie - R$198.398,00 e $1.161.838,00 em pesos argentinos - e deferidas medidas cautelares de bloqueio de bens dos investigados.
O esquema criminoso consiste em abrir diversas empresas em nome de terceiros para ocultar o vínculo entre si e a relação matriz e filiais, obtendo, por consequência, enquadramento tributário mais favorável, o que representa, em tese, a prática de crimes contra a ordem tributária (art. 1º Lei 8.137/90), lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei 9.613/98), organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850/2013) e falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal).
O nome da operação é alusivo ao modus operandi da organização que visava ocultar que as empresas fazem parte do mesmo grupo econômico, com nomes diversos e utilização de "laranjas" como proprietários.
Participam da operação integrantes dos núcleos do GAECOS da Capital, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joinville, Lages, GAECOs do Paraná (Cascavel e Francisco Beltrão), bem como o Centro de Apoio Operacional Técnico do Ministério Público de Santa Catarina, com apoio da Polícia Científica. O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar.
Últimas notícias
04/05/2026MPSC recomenda que Município de Criciúma realize diagnóstico detalhado da população em situação de rua
04/05/2026Aviso de pauta: Audiência pública vai debater projeto do Porto Brasil Sul em São Francisco do Sul
04/05/2026Ação do MPSC leva Justiça a determinar segundo professor para alunos com deficiência em Ituporanga
04/05/2026Para um parto com respeito: cartilha orienta gestantes sobre direitos e violência obstétrica
04/05/2026"MPSC em Ação" destaca história de Ana Kémilli, retratada no primeiro episódio da websérie “Ausências: as histórias por trás do Mapa do Feminicídio”
04/05/2026Procuradora-Geral de Justiça recebe presidente do TRE-SC para diálogo institucional e apresentação de iniciativas
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste