CASAN acata recomendação do MPSC e paralisa atividade de reservatório com fissura em São José
A Companhia de Águas e Saneamento (Casan) respondeu ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), na tarde desta quinta-feira (23/5), que acata a recomendação para, por precaução, interditar imediatamente uma das três estruturas do Reservatório Irineu Comelli, em São José.
A recomendação foi feita pela 7ª e pela 29ª Promotoria de Justiça da Capital após receberem laudo de vistoria do Centro de Apoio Operacional Técnico (CAT) do MPSC atestando o risco potencial de rompimento da estrutura que apresenta fissuras e foi feita pela mesma empresa que construiu o reservatório do bairro Monte Cristo, em Florianópolis, que se rompeu em setembro de 2023.
O relatório do CAT identificou vícios construtivos e apontou, por precaução, a necessidade de esvaziamento completo até a conclusão de estudos mais aprofundados.
Na quarta-feira, após resposta da empresa apresentando uma possível solução que não a interdição imediata do reservatório, o que resulta na continuidade do risco de colapso da estrutura, os Promotores de Justiça reiteraram a recomendação e requisitaram resposta objetiva em 24h sobre o acatamento ou não da recomendação.
No prazo estabelecido, a Casan respondeu positivamente à recomendação do Ministério Público, informando que imediatamente ¿paralisará a operação do Reservatório R2C (Irineu Comelli) construído pela empresa Gomes & Gomes Ltda¿ e que encaminhará ao Ministério Público, assim que for finalizado, laudo técnico conclusivo, contendo diagnóstico quanto à segurança estrutural da estrutura.
Saiba mais:
Últimas notícias
22/04/2026MPSC destina R$ 75 mil para torre de observação de aves inaugurada em Rio do Sul
22/04/2026Anita Garibaldi acata recomendação do MPSC e retifica norma que ampliava atribuições dos profissionais de apoio escolar
22/04/2026MPSC acompanha execução de contrato para garantir abastecimento de água potável em Imaruí
22/04/2026GAECO atua em apoio à Operação Double Check, do GAECO do MPSP, voltada à investigação de crimes de falsidade ideológica e contra a saúde pública na internet
22/04/2026GAECO deflagra a Operação Cavalo de Tróia que apura entrada irregular de smartwatches no sistema prisional de Joinville
20/04/2026NEAVIT de Lages expande atuação apoiando ações do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste