Post

Neste sábado (30/9), das 9h às 15h, ocorre o feirão de empregos para pessoas com deficiência e para jovens aprendizes no Salão Nobre do Centro de Eventos de Chapecó. A ação, que conta com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do programa Trabalhando Juntos, faz parte da Semana Inclusiva Santa Catarina 2023. O objetivo do feirão é aproximar os jovens que buscam oportunidade de emprego e os empresários de Chapecó.  

A Promotora de Justiça Vânia Augusta Cella Piazza explica que, durante o evento, haverá uma roda de conversa. "Falaremos da importância da conscientização da contratação de adolescentes pelas empresas. Também será uma oportunidade para os adolescentes, junto com suas famílias, comparecerem para conseguir uma vaga como jovem aprendiz", ressalta.   

No município, há 866 empresas que somam 2793 cotas de aprendizagem. Desse número, apenas 1.453 vagas estão preenchidas. 

As empresas interessadas em participar do evento para disponibilizar vagas devem preencher, até esta quinta-feira (28/9), o formulário de inscrição disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScQrz3et441vX4LQlrCFu2MO54X52EkeVcWwItKthXNYtgDHA/viewform.  

Já os jovens que que estão em busca de uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho devem preencher o seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmVNb5u0qZGRbRo5v7fRuqbj8w7wl_QFTb_PEXJUXrTtR0EQ/viewform

O que é a Semana Inclusiva?   

A Semana Inclusiva é um evento coordenado pelo Ministério Público do Trabalho da 12ª Região (MPT) e pela Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina, em parceria com mais de 50 entidades governamentais e não governamentais, para promover a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho.  

O evento ocorre nas cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Chapecó, esta última com o diferencial de incluir na programação ações de inclusão de jovens aprendizes no mundo do trabalho. 

Mais detalhes da programação de cada cidade estão disponíveis em https://semanainclusivasc.com.br. 

Trabalhando Juntos 

O Trabalhando Juntos é um programa do MPSC que visa orientar e sensibilizar sobre a obrigatoriedade de contratar jovens aprendizes, como estabelece a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000). As Promotorias de Justiça (PJs) escolhem aderir ao programa e implementam as ações nos municípios em que atuam.      

Inicialmente, as PJs articulam com a Secretaria de Assistência Social a busca pela relação de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, em acolhimento familiar ou institucional e em situação de evasão escolar, que estão aptos a participar do projeto. Assim, ocorre um trabalho de sensibilização e conscientização com os empresários locais para promover a adesão ao projeto e destinar vagas a esse público.     

Os jovens e adolescentes são convidados a participar de oficinas socioeducativas em entidades parceiras do programa. O curso preparatório ensina conhecimentos essenciais para o início no mercado de trabalho: economia pessoal, trabalho em equipe, elaboração de currículo, comportamento no ambiente de trabalho e outros temas. Ao terminar os dois meses e meio de curso, os jovens e adolescentes são encaminhados a vagas de aprendiz em empresas que aderiram ao programa.  

Programação  

30/9 - Dia D - Feirão de empregos para pessoas com deficiência e aprendizes  
Local: Salão Nobre do Centro de Eventos de Chapecó   
Horário: das 9h às 15h