Rádio MPSC lança conteúdo diário para a Rede de Notícias ACAERT
Produzidas pela Coordenadoria de Comunicação Social, reportagens com a participação de Promotores e Procuradores de Justiça serão distribuídas diariamente para cerca de 140 emissoras catarinenses.
Cerca de 140 emissoras integrantes da Rede de Notícias ACAERT (RNA) passaram a receber diariamente conteúdo jornalístico produzido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A nova estratégia da Rádio MPSC prevê a distribuição de reportagem exclusivas sobre temas de interesse público, com a participação de Promotores e Procuradores de Justiça, aproximando a população de informações sobre direitos, cidadania e serviços oferecidos pela instituição.
Desenvolvido em parceria com a ACAERT (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão), o projeto levará às rádios associadas conteúdos sobre temas que fazem parte da atuação do MPSC, como proteção às mulheres, infância e juventude, saúde, educação, meio ambiente, consumidor, segurança pública e outras áreas relacionadas à defesa dos direitos da sociedade.
Veja todos os materiais Rádio de Notícias Acaert aqui.
As reportagens serão produzidas pela Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC e distribuídas diariamente. O material poderá ser veiculado pelas emissoras em sua programação jornalística, levando informações de interesse público a todas as regiões de Santa Catarina.
A iniciativa se soma à parceria mantida há anos entre o MPSC e a ACAERT, responsável pela divulgação de campanhas educativas, ações de utilidade pública e projetos voltados à cidadania. Um dos exemplos mais recentes foi o lançamento do Guia de Boas Práticas para Cobertura Jornalística de Casos de Violência contra as Mulheres, elaborado conjuntamente pelas duas instituições.
A nova estratégia também está alinhada ao processo de reorganização da Coordenadoria de Comunicação Social, que passou a atuar de forma integrada entre as áreas de jornalismo, assessoria de imprensa, audiovisual, comunicação digital e projetos educativos. A proposta é diversificar formatos, ampliar a presença institucional em diferentes plataformas e facilitar o acesso da população a conteúdos produzidos pelo Ministério Público.
Para a Coordenadora de Comunicação Social do MPSC, Silvia Pinter Pereira, o rádio permanece como um dos meios de comunicação de maior alcance e credibilidade junto à população catarinense. “A proposta é aproximar ainda mais o Ministério Público das pessoas, levando informação de interesse público por meio de uma linguagem acessível e de um veículo que faz parte da rotina dos catarinenses. Com a participação de Promotores e Procuradores de Justiça, conseguimos traduzir temas importantes e mostrar como a atuação do MPSC está presente no dia a dia da sociedade.”
Coordenadora do projeto, a Gerente de Jornalismo e Assessoria de Imprensa do MPSC, Raquel Vieira da Silva, destaca que a nova estratégia aproveita a capilaridade do rádio para levar informação qualificada a todo o Estado e representa apenas a primeira etapa de um projeto mais amplo em desenvolvimento. “O rádio continua sendo o meio de comunicação mais tradicional e um dos mais presentes no cotidiano das pessoas. Com essa iniciativa, conseguimos levar conteúdos de interesse público para todas as regiões de Santa Catarina por meio de uma rede que alcança centenas de municípios. É uma estratégia construída coletivamente pela nossa equipe, desde o planejamento até a execução, e que marca o primeiro passo de um projeto de rádio ainda maior que estamos desenvolvendo para aproximar cada vez mais o MPSC da sociedade”.