Rádio MPSC conclui pesquisa com rádios do estado e adequa conteúdo para as emissoras
No segundo semestre de 2021, a Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) fez um mapeamento das rádios do estado e, após contato telefônico, aplicou um questionário sobre os serviços que vem oferecendo. Desde 2017, a Rádio MPSC publica programas no portal que podem ser baixados e utilizados pelas emissoras de rádio.
"Com os contatos que fizemos com as rádios, primeiramente explicamos a proposta da Rádio MPSC e, posteriormente, com o questionário enviado, pudemos entender quais eram os conteúdos e formatos de interesse, além da forma de envio mais adequada para que possam ser utilizados na programação das emissoras", explica a Assessora em Comunicação do MPSC Sonia Campos.
Sidnei Miranda, responsável pela produção da Rádio Vale FM, passou a conhecer a Rádio MPSC após esse contato e diz que tudo que é socialmente relevante pode compor a programação da emissora. Das cerca de 200 rádios contactadas, dentre as que responderam ao questionário, 26% disseram já ter veiculado os conteúdos da Rádio MPSC na sua programação e todas disseram ter interesse nesse conteúdo, visto que muitas ainda não conheciam a variedade de produtos oferecidos.
O produtor Juracir Szczepanski, da rádio Coração FM 93.9, da cidade de Quilombo, conta que a emissora já utiliza o conteúdo da Rádio MPSC na programação e diz que "os conteúdos são muito relevantes e de muita importância, contribuindo para nos ajudar a informar e completar as notícias".
De acordo com o levantamento, as áreas de maior interesse das rádios são direitos humanos, consumidor, combate à corrupção e infância e juventude. O formato preferido são as sonoras - falas de membros do MP catarinense sobre determinados assuntos.
Das rádios que participaram do questionário, 84% já demonstram interesse em fazer o cadastro para receber os programas da Rádio MPSC pelo WhatsApp. O serviço é oferecido tanto às emissoras quanto aos ouvintes, que precisam salvar na agenda o número (48) 99105-5336 e enviar uma mensagem com seu nome e cidade. No caso da imprensa, deve-se informar também o veículo de comunicação. Com o cadastro, serão enviadas não só notícias em áudio, mas também fotos e vídeos sobre o trabalho do Ministério Público de Santa Catarina.
Entre os programas da Rádio MPSC estão os seguintes:
MPSC Notícias: Conteúdo jornalístico sobre fatos institucionais, ações e decisões judiciais ou extrajudiciais. O material disponibiliza sonoras de Procuradores e Promotores de Justiça.
Entrevista da Semana: Semanalmente um Promotor ou Procurador de Justiça fala sobre um tema relevante para a sociedade, explicando os direitos e os deveres dos cidadãos, além do trabalho do MP catarinense no caso em questão.
Destaques da Semana: Boletim semanal com as principais notícias divulgadas durante a semana no portal do MPSC.
A programação da rádio também está disponível nas plataformas de streaming, como Spotify e Apple Podcasts.
Basta procurar por "Rádio MPSC" para ouvir os programas onde quiser.Conheça esses e outros programas no nosso site ( portal.mpsc.mp.br/radio ) e no Anchor ( anchor.fm/ministeriopublicosc ).
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste