MPSC e Polícia Civil deflagram terceira fase da Operação Et pater filium
Na manhã desta sexta-feira (6/11), o Ministério Público e a Polícia Civil catarinenses deram início à terceira fase da Operação Et pater filium . Estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão, além da suspensão das atividades econômicas de empresa, todos requeridos pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC e expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, em razão do foro por prerrogativa de função do principal investigado.
As diligências envolvem a participação de 25 policiais, militares e civis, integrantes do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Canoinhas, e estão sendo realizadas nas cidades de Major Vieira e Monte Castelo, ambas no Planalto Norte catarinense.
As apurações decorrem da atuação conjunta da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC, por intermédio do Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com a Divisão de Investigação Criminal da Polícia Civil de Canoinhas.
A expressão em latim - Et pater filium - remete ao fato de estarem associados para o cometimento dos atos de corrupção duas duplas de pai e filho, empresários, de um lado, e funcionários públicos, de outro.
Para possibilitar a efetividade das medidas de investigação, esta fase do processo tramita, por ora, em segredo de justiça.
Veja também
- Operação Et Pater Filium: Prefeito de Major Vieira, seu filho e empresários são denunciados (28/8/2020)
- Justiça atende ao MPSC e mantém prisão preventiva de Prefeito de Major Vieira (25/8/2020)
- A pedido do MPSC, Justiça levanta sigilo da segunda etapa da operação Et pater filium (13/8/2020)
- Presos dois agentes públicos durante a segunda etapa da operação Et Pater filium (13/8/2020)
- A pedido do MPSC, Justiça levanta sigilo da Operação Et pater filium (31/7/2020)
- Ministério Público e Polícia Civil deflagram operação de combate à corrupção no Planalto Norte (31/7/2020)
Últimas notícias
07/07/2026Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor participa de seminário regional sobre direitos da pessoa idosa em Xanxerê
07/07/2026Ação do MPSC leva Justiça a determinar medida cautelar de urgência para assegurar direitos de estudantes com deficiência em Mondaí
07/07/2026Biblioteca do MPSC inaugura Mostra de Plastimodelismo
07/07/2026Operação "Pão e Circo" investiga cartel e fraudes em licitações de shows em municípios catarinenses
06/07/2026Marmita Legal: TJSC anula sentença com base em estudo técnico do MPSC
06/07/2026MPSC recorre e pena de réu condenado por crimes contra mulheres em São José aumenta de 85 para 94 anos
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste