Gerência de Orçamento Institucional do MPSC participa de evento do CNMP

Paloma Valeria da Costa ministrou palestra sobre gestão de riscos no II Encontro Nacional de Gestão Orçamentária, em Fortaleza, Ceará. 

17.09.2026 18:24
Publicado em : 
17/09/26 18:24

Representando o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Gerente de Orçamento Institucional, Paloma Valeria da Costa, palestrou nesta quinta-feira (17/9) no II Encontro Nacional de Gestão Orçamentária do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), realizado em Fortaleza, Ceará.

Com o tema “Gestão de riscos do Plano de Contratações Anual: uma exigência legal transformada em ferramenta de gestão orçamentária”, Paloma apresentou o trabalho desenvolvido no planejamento e na execução orçamentária desde 2024. A exposição teve como foco demonstrar como a gestão de riscos, exigência prevista na Lei de Licitações, foi incorporada ao processo orçamentário e os resultados alcançados desde então.

A Gerente de Orçamento Institucional destacou que participar do encontro foi uma experiência valiosa. “Essa troca possibilitou motivar outras unidades a adotarem essa metodologia dentro da realidade de suas instituições. O retorno após a palestra me trouxe o sentimento de que estamos seguindo no caminho certo”, afirmou.

Também estiveram presentes a Técnica do MP Alexandra de Oliveira; o Gerente de Finanças, Giovani André; e o Analista em Contabilidade Luis Fernando Hemb Saar, representando a Coordenadoria de Auditoria e Controle.

O evento é realizado pela Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará, e ocorre até esta sexta-feira (18/9) com o tema “Inovação e Inteligência Artificial Aplicadas à Gestão Orçamentária, Financeira, Contábil e ao Controle Interno”.

Além de abordar temas inovadores relacionados ao controle interno e à gestão orçamentária, financeira e contábil, o encontro também é uma oportunidade para potencializar a integração e o compartilhamento de boas práticas entre as unidades do Ministério Público brasileiro. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social