CyberGAECO deflagra operação Expurgo II para o combate da produção e armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil
Na manhã desta terça-feira (26/08), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, em apoio à 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ibirama, deflagrou a Operação Expurgo II. A operação é um desdobramento das investigações já realizadas em junho deste ano e teve como objetivo de combater a produção e o armazenamento de material relacionado ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
Nessa fase da operação foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos municípios de Criciúma e Ibirama, em decisão expedida pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Rio do Sul.
A investigação desta fase teve início a partir de informações repassadas pela Polícia Federal, por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI/CGCIBER/DCIBER/PF). Com o aprofundamento das apurações, identificou-se que o investigado, além de armazenar arquivos com cenas de exploração sexual infantil, também buscava contato com mães de menores de idade, a fim de induzi-las a aliciarem e produzirem esse tipo de material envolvendo seus próprios filhos.
As investigações seguem em andamento para confirmar o envolvimento dos alvos e identificar outros possíveis participantes da rede criminosa.
A Operação Expurgo II é um desdobramento da primeira operação deflagrada em junho deste ano, pelo CyberGAECO, quando foram presos em flagrante delito quatro dos investigados e cumpridos outros dez mandados de busca e apreensão, em diversas cidades de Santa Catarina.
O nome escolhido transmite uma mensagem clara de limpeza profunda e erradicação total, refletindo a intolerância das autoridades contra aqueles que armazenam e compartilham conteúdo de pornografia infantil. A operação deflagrada visa não apenas combater esses crimes silenciosos, mas também intensificar a atuação desta força-tarefa, especializada no combate a delitos cibernéticos, especialmente à pornografia infanto juvenil.
Relembre aqui a Operação Expurgo
Na deflagração desta operação, o GAECO conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, com vistas a preservação da cadeia de custódia no tocante as evidências arrecadadas de interesse investigativo.
As investigações tramitam sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
O GAECO e CyberGAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
O CyberGAECO é uma força-tarefa especializada, inserida na estrutura do GAECO, que tem o objetivo de identificar, buscar prevenir e reprimir infrações penais praticadas em ambientes virtuais.
Últimas notícias
12/08/2026Resultado do 45º Concurso de Ingresso na Carreira do MPSC será anunciado nesta quinta-feira
12/08/2026Agosto Lilás: Promotoria de Justiça de Palmitos instaura procedimento e reúne entidades para debater violência doméstica
12/08/2026Consulta pública recebe contribuições para revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Santa Catarina
12/08/2026Suspeito de matar a namorada em Sangão é preso preventivamente a pedido do MPSC
12/08/2026Em Chapecó, MPSC obtém condenação de cinco envolvidos em fraude e corrupção na contratação da Rua Dançante no Natal de 2017
12/08/2026Município de Bela Vista do Toldo acata recomendação do MPSC e anula processo seletivo por suspeita de fraude
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste