O Ministério Público de Santa Catarina utiliza cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar os serviços online.
Respeitando seu direito à privacidade, em breve você poderá fazer a gestão dos cookies por ferramenta própria disponível no site.
Até a implementação da ferramenta, você poderá optar por impedir/modificar esse tratamento por meio das configurações do seu navegador.



Post

Uma turma do curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), campus Florianópolis, participou de uma visita guiada ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na tarde desta terça-feira (28/09). Pelo programa Por Dentro do MPSC, os 15 acadêmicos acompanharam palestras e conheceram a estrutura da sede da instituição, em Florianópolis.  

A turma, primeira do curso de Direito do campus da Univali na capital catarinense, é formada por estudantes que estão na 6ª fase. Antes do começo da visita, as acadêmicas Carla Nardi, Izabela Pellizzardo, Manoela Owczarzak Raulino, Juanna dos Passos Sagaz, Larissa Cardoso e Giovana Senem disseram estar ansiosas para a visita. "Queremos conhecer as atividades e a estrutura do Ministério Público e também ter contato com a visão dos profissionais, entender o dia a dia e as rotinas", comentaram as estudantes. Para a maioria delas, a visita ao MPSC foi a primeira vez em que elas estiveram na instituição.  

Durante as atividades da tarde, os estudantes e o professor da turma, Alessandro Müller, acompanharam palestras e conversaram com integrantes do MPSC. O Procurador de Justiça Murilo Casemiro de Mattos, Coordenador do Grupo de Valorização da Ética e da Cidadania (GEVEC), explicou o papel constitucional da instituição e orientou as visitantes a respeito do exercício de direitos e da própria cidadania, enquanto o servidor Cassiano Ricardo Haag apresentou a organização interna do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). Também houve uma visita virtual à Biblioteca do MPSC, conduzida pelo servidor Murilo Mauro Silveira, e uma palestra sobre patrimônio e memória, com a servidora Priscila Melina Finardi. 

No fim da visita, a turma fez um passeio pela Casa do Barão e pela Casa Bocaiuva e recebeu um kit do programa Por Dentro do MPSC, contendo uma mochila com uma cartilha sobre a instituição, um bloco de anotações, uma revista e livros produzidos pelo Setor de Memorial. 

Sobre o programa 

Grupos de estudantes de todos os cursos de nível superior são convidados a participar do Por dentro do MPSC, que consiste em uma visita à sede do MPSC, em Florianópolis. O objetivo é que os universitários conheçam o papel constitucional da instituição e sejam orientados quanto ao exercício de direitos e da própria cidadania, fortalecendo o MPSC e a democracia, além de tirarem suas dúvidas sobre a atuação do Ministério Público. 

Na visita, os estudantes são recepcionados por um Promotor ou Procurador de Justiça, com uma palestra sobre o papel constitucional do Ministério Público. Eles ainda conhecem a Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira e fazem um tour pela Casa Bocaiúva, local destinado ao Centro de Memória e Espaço Sociocultural do MPSC, e pela Casa do Barão, atual sede do CEAF. 

Grupos interessados em participar do Por dentro do MPSC devem preencher um formulário on-line. Um representante do grupo ou da organização faz a inscrição com, no mínimo, 15 dias de antecedência e aguarda o contato do MP para a confirmação. Clique aqui e saiba mais sobre o Por Dentro do MPSC.