Réus que mataram conhecido em Piratuba em 2020 durante briga entre vizinhos são condenados pelo Tribunal do Júri

Três homens foram julgados, sendo que dois deles foram condenados pelo homicídio e todos por porte ilegal de armas de fogo de uso permitido.

27.08.2026 16:43
Publicado em : 
27/08/26 16:43

Uma briga entre vizinhos ocorrida em Piratuba, no Meio-Oeste, na madrugada de 15 de novembro de 2020 resultou na morte de um homem a tiros. Três pessoas denunciadas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pelo envolvimento nos fatos foram julgadas pelo Tribunal do Júri quase seis anos depois por homicídio simples e porte ilegal de armas de fogo de uso permitido. 

O julgamento aconteceu na última quarta-feira (26/8) na Câmara de Vereadores de Capinzal, cidade-sede da comarca. A acusação contra os réus foi conduzida pelo Promotor de Justiça do MPSC Paulo Roberto Colombo Junior, que apresentou as provas colhidas ao longo das investigações e pediu a condenação de dois deles pelo homicídio e de todos pelo porte ilegal de armas de fogo de uso permitido. 

Os pedidos foram acolhidos integralmente e os dois réus apontados como culpados pela morte foram sentenciados, respectivamente, às penas de nove anos, sete meses e seis dias de reclusão em regime inicial fechado e oito anos de prisão em regime inicial semiaberto. O terceiro réu, por sua vez, recebeu dois anos em regime inicial aberto por porte ilegal de arma de fogo. 

Sobre o crime 

Naquela madrugada, os réus estavam reunidos em uma casa no bairro Verde, quando um amigo deles passou a discutir com a filha de um vizinho desafeto e a agrediu com um golpe no rosto, desencadeando uma discussão generalizada que pôde ser ouvida em toda a redondeza. Em determinado momento, os réus sacaram as armas de fogo e começaram a atirar na direção do outro grupo, atingindo o homem, que morreu de traumatismo abdominal. 

O Promotor de Justiça Paulo Roberto Colombo Junior diz que a sequência dos fatos demonstra como uma desavença entre vizinhos pode tomar proporções trágicas. “É importante que as pessoas tenham sempre em mente o respeito ao próximo e busquem cultivar a paz. Pequenos conflitos e discussões banais podem virar grandes tragédias quando não existe diálogo respeitoso. Desentendimentos fazem parte das relações humanas, mas não justificam atos de violência contra quem quer que seja”, destaca. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC - Correspondente Regional em Lages
Institucional
MPSC amplia parceria com entidades esportivas e fortalece acolhimento a vítimas de violência no esporte
Institucional
PGJ apresenta balanço da gestão e perspectivas para o futuro durante o 38º Encontro Estadual do MPSC
Violência contra as mulheres
NEAVIT Joinville realiza ação de orientação sobre violência doméstica em comunidade pesqueira do Morro do Amaral
Criminal
Homem denunciado pelo MPSC por matar o próprio pai é condenado em São João Batista
Criminal
Tribunal do Júri condena homem a mais de 23 anos de prisão por homicídio em lanchonete em Florianópolis
Moralidade Administrativa
Ação do MPSC aponta direcionamento de licitação e prejuízo de R$ 1,1 milhão aos cofres públicos em contrato do Samae de Blumenau