MPSC marca reunião com SINEPE e AMPESC para conhecer medidas para manutenção do equilíbrio contratual
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está investigando o que as escolas e faculdades privadas estão fazendo para que seja mantido o equilíbrio contratual e os alunos, seus pais e responsáveis não sejam prejudicados devido às medidas adotadas para atender às determinações de isolamento social necessárias ao combate à pandemia de covid-19.
A 29ª Promotoria de Justiça da Capital instaurou, inicialmente, três inquéritos civis para apurar como as medidas adotadas pelos estabelecimentos de ensino estão se refletindo nas mensalidades escolares, já que as aulas presenciais estão suspensas, assim como todas as atividades curriculares e extracurriculares desenvolvidas nas sedes das escolas e faculdades.
Os inquéritos - um para cada nível de ensino, o infantil, o médio e fundamental e o superior - têm por objetivo apurar suposto desequilíbrio nas mensalidades das escolas a partir da paralisação nas aulas presenciais.
Em reunião ocorrida em 16 de abril, MPSC e Procon apresentaram uma série de condições que deveriam ser atendidas para que as mensalidades fossem recompostas contemplando as adequações aos custos operacionais decorrentes da suspensão das aulas presenciais e a oferta do ensino a distância, quando possível. Naquela reunião, as entidades representativas dos estabelecimentos privados de ensino também foram alertadas sobre a necessidade de manter a qualidade de ensino, principalmente na hora de elaborar a recomposição do calendário escolar, que deverá levar em consideração os impactos da mudança da modalidade não presencial, entre outros fatores que estão impactando na prestação dos serviços de educação.
aviso de pauta
O QUÊ: reunião entre MPSC e entidades que representam os estabelecimentos privados de ensino
QUANDO :
- 10h - reunião com SINEPE (escolas do ensino infantil ao ensino médio)
- 14h - reunião com AMPESC (instituições privadas de ensino superior)
ATENÇÃO:
- Após a reunião da tarde, serão divulgadas imagens, vídeos e informações sobre o que foi definido nos encontros.
- Devido às medidas de restrição de circulação nas sedes do Ministério Público de Santa Catarina para evitar o contágio pela covid-19, as reuniões, que ocorrerão na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, rua Bocaiúva, 1750, 17º andar, não poderão ser acompanhadas por jornalistas ou pessoas que não estejam diretamente envolvidas com o encontro.
Últimas notícias
27/08/2026Operação "Hunted" apura crimes de exploração sexual infantojuvenil no Oeste Catarinense
26/08/2026Podcast "Educando Cidadãos": a atuação do MP Eleitoral e os desafios para as eleições de 2026
26/08/20262ª Semana Estadual de Combate à Corrupção: especialista palestra sobre governança e parcerias público-privadas
26/08/2026Poder de requisição do MP ganha maioria no STF após virada no julgamento da ADI 5.982
26/08/2026MPSC homologa resultado do 45º Concurso de Ingresso na Carreira
26/08/2026Coordenadora-Geral do NEAVIT palestra em evento comemorativo aos cinco anos da Procuradoria Especial da Mulher
Mais lidas
13/08/2026Divulgada a lista dos aprovados no 45º Concurso de Ingresso na Carreira de Promotor de Justiça do MPSC
06/08/2026Operação “Caminho Sem Volta” intensifica combate a facção criminosa na Grande Florianópolis
19/08/2026Operação Coluna Sul: MPSC ajuíza denúncia contra 164 pessoas apontadas como integrantes de facção criminosa
11/08/2026Justiça recebe denúncia do MPSC contra envolvidos no licenciamento de porto em São Francisco do Sul
11/08/2026MPSC obtém licença remunerada equivalente a licença-maternidade para avó como medida de proteção a recém-nascida em Videira
25/08/2026Grupo de trabalho do NEAVIT reúne rede de proteção para fortalecer atendimento as vítimas de violência